Tendências e lacunas dos estudos de autismo no estado do Tocantins, Brasil

Autores

  • Cirlene Benvindo de Souza Universidad Del Sol (UNADES), Campus Universitário Cuidad Del Este-PY, Paraguai_Brasil
  • Marcelino Benvindo de Souza Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9008-6087
  • Cirley Gomes Araújo dos Santos Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6979-0106
  • Ivone Antonia da Silva Universidad Del Sol (UNADES), Campus Universitário Cuidad Del Este-PY, Paraguai_Brasil
  • Manuel Evelio Samudio Cáceres Universidad Del Sol (UNADES), Campus Universitário Cuidad Del Este-PY, Paraguai_Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8921

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Uma ampla gama de sintomas e níveis de gravidade podem ocorrer como déficits na comunicação, interação social, comportamentos repetitivos, interesse restrito e sensibilidades sensoriais. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sobre a produção científica do TEA no estado do Tocantins. O total de 20 artigos foram selecionados entre pesquisa de campo (n = 7) e revisões bibliográficas (n = 13). Os estudos de campo envolveram uma tendência para temáticas como a percepção de professores sobre o autismo, método fônico, caso clínico e diagnóstico sobre o cenário da educação. Já os artigos de revisão, os principais temas foram para a relação de uso de robôs e laboratórios remotos. A Universidade Federal do Tocantins foi a principal instituição de pesquisas voltada ao autismo no Tocantins. Finalmente, considerando o baixo número de pesquisas no estado e o aumento dos casos de autismo, realizar mais pesquisas na região será importante para compreender o cenário atual e aprimoramento da gestão de inclusão.

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Publicado

2024-08-20