Universidade e Educação Básica: contribuições do mestrado profissional em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8637

Resumo

Os Mestrados Profissionais surgiram no Brasil com a intenção de qualificar profissionais em diferentes áreas. São cursos de pós-graduação direcionados ao campo profissional que visam atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais. Procuram, entre outros aspectos, capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional. O presente trabalho tem por objetivo investigar contribuições do Mestrado Profissional em Educação (MP) para uma maior aproximação das relações entre universidade e educação básica. Como referenciais teóricos, consideramos estudos que concebem o desenvolvimento profissional docente como um processo de aprendizagem contínuo e que tem como elemento central a ampliação do conhecimento pedagógico do conteúdo, isto é, uma categoria que compõe a base de conhecimento do professor, proposta por Lee Shulman, que articula conteúdo e pedagogia, o terreno exclusivo dos professores, o meio que lhes propicia a compreensão profissional. Partindo da ideia de que o MP é um espaço que potencializa essa ampliação, buscamos em cinco pesquisas de MP, realizadas em uma universidade pública municipal paulista, por professores de educação básica, aspectos que, sob a ótica deles, apontam avanços no seu desenvolvimento profissional docente. Resultados desta investigação indicam que reflexões/estudos desenvolvidos no MP, que consideram as práticas dos professores como objeto de análise, são reconhecidos pela escola, uma vez que contribuem para a qualificação do trabalho docente. Além disso, a tomada de consciência desses professores sobre seu próprio fazer pedagógico dá a oportunidade à universidade de conhecer as práticas escolares da educação básica e de repensar as estratégias formativas no campo da educação. Tais aspectos, ao aproximarem universidade e escola, contribuem de fato para a construção de um trabalho colaborativo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching. 

Ana Silvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de lUniversité Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático, como também na Educação de Jovens e Adultos. É professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente também é coordenadora do Programa . É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino, didática de línguas, alfabetização, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).

Downloads

Publicado

2024-08-20