Trajetórias e transformações: a evolução das políticas públicas na formação de professores de matemática no Brasil

Autores

  • Edivaldo Soares Vieira de Atahide UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI
  • Silvia Regina Canan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW. https://orcid.org/0000-0003-4504-3680

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8570

Resumo

O desenvolvimento e avanço da educação Matemática no Brasil têm sido marcado por uma série de transformações políticas, pedagógicas e sociais. O presente artigo, buscou explorar e analisar as dinâmicas destas transformações, focalizando nas políticas públicas educacionais destinadas à formação docente, em especial a formação inicial do professor de Matemática. Compreendemos que ao longo do tempo, as abordagens pedagógicas para o ensino básico em evidência o da Matemática sofreram e sofrem diversas revisões. Inicialmente, a ênfase recaía sobre uma formação altamente técnica, concentrada na pura transmissão de conhecimentos matemáticos. Com o tempo, a necessidade de formar docentes mais críticos, reflexivos e capazes de se adaptar às realidades diversas dos alunos foi ganhando destaque. Esta transformação se refletiu nas políticas públicas educacionais, que passaram a promover um equilíbrio entre os saberes específicos da Matemática e as competências didático-pedagógicas para o seu ensino. O cenário educacional brasileiro foi, e continua sendo influenciado por contextos sociopolíticos, econômicos e globais. Estas influências se traduziram em diferentes reformas curriculares e metodológicas. O artigo destaca os principais marcos legais da educação nacional relacionada a formação para professores, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), as Resoluções 2002, 2015 referente a formação inicial para professores e também a BNC – Formação de 2019, que consolidaram e redirecionaram a formação de professores de Matemática no país. Em conclusão, o Brasil tem trilhado um caminho de renovação e reinvenção na formação de seus professores de Matemática, buscando sintonizar as formações com as políticas públicas educacionais, buscando atender as demandas e desafios contemporâneos, ainda que, por vezes, se apresentem de forma contraditório. Este estudo oferece uma visão abrangente sobre essa trajetória e ressalta a importância contínua de políticas bem estruturadas e contextualizadas para garantir a qualidade e eficácia do ensino de Matemática no país.

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Biografia do Autor

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW.

Silvia Regina Canan é licenciada em Pedagogia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Alfabetização pela PUC/RS ? Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela UFRGS ? Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela UNISINOS ? Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Teve experiência docente como professora da Rede Pública e da Rede privada e atua como docente na URI ? Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, situada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado em Educação. Teve experiência de gestão através da Coordenação do Curso de Pedagogia, da Chefia do Departamento de Ciências Humanas, foi Diretora Acadêmica e atualmente é Diretora Geral do Câmpus da URI em Frederico Westphalen/RS. No mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, onde desenvolve pesquisas na área das Políticas de Formação de Professores, Políticas de Educação Superior e Políticas de Avaliação. Revisora de periódico da Revista Internacional de Educação Superior/Riesup ? UNICAMP, Revista Unisinos, Educação (Santa Maria. Online), Revista Educação Especial (UFSM). Membro de Conselho Editorial da Editora IGLU - São Paulo/SP, Editora CRV - Curitiba/PR, Conselho Nacional da Editora Mercado de Letras, Revista Internacional de Educação Superior/Riesup ? UNICAMP, Revista Série Pesquisa (URI), Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES e integra os Grupos de Pesquisa em Educação - GPE e Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPq.

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Publicado

2024-08-20