Ensino a distância: avaliação dos processos cognitivos de graduandos de uma universidade estadual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8523

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar os processos cognitivos de estudantes universitários, em uma universidade pública estadual, que retornaram às práticas presenciais após ensino emergencial a distância, no ano de 2022. Participaram da pesquisa 50 graduandos dos diversos cursos, com idade média de 24,5 anos. Os instrumentos utilizados na avaliação foram:  Teste AC (Atenção Concentrada), TEMR-2 e o Inventário de Kolb, e entrevistas semiestruturadas, para compreender a vivência dos discentes em relação a ambos os modelos de ensino. Os resultados obtidos indicaram que os participantes possuem os estilos de aprendizagem acomodador (32.7%) e divergente (32.7%). 8,2% dos estudantes apresentaram atenção concentrada inferior e 12% da amostra indicou memória de reconhecimento na classificação inferior. A maioria dos participantes relatou sentimentos de cansaço, desânimo e dificuldades de aprendizado durante o ensino remoto e dificuldades com o retorno presencial bem como insegurança social depois da pandemia.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Soffiati Alves , Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de graduação em Psicologia na UEMG/Divinópolis. Bolsita FAPEMIG. Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS).

Izabela Cristiana Lourenço da Silva , Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de graduação em Psicologia na UEMG/Divinópolis. Bolsita FAPEMIG. Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS).

Ronimara Antonia Furtado, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Psicologia na UEMG/Divinópolis. Bolsita FAPEMIG. Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS).

Bruno Luis Arantes Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Psicologia na UEMG/Divinópolis. Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS).

Maria Eduarda Oliveira Avila, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela UEMG/Divinópolis. Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Saúde (NEAPS).

Michelle Morelo Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira. Docente de Psicologia na UEMG - Divinópolis.  Líder do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica em Saúde e Trabalho (NEAPS).

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Publicado

2024-08-20