Ensino a distância: avaliação dos processos cognitivos de graduandos de uma universidade estadual
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8523Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar os processos cognitivos de estudantes universitários, em uma universidade pública estadual, que retornaram às práticas presenciais após ensino emergencial a distância, no ano de 2022. Participaram da pesquisa 50 graduandos dos diversos cursos, com idade média de 24,5 anos. Os instrumentos utilizados na avaliação foram: Teste AC (Atenção Concentrada), TEMR-2 e o Inventário de Kolb, e entrevistas semiestruturadas, para compreender a vivência dos discentes em relação a ambos os modelos de ensino. Os resultados obtidos indicaram que os participantes possuem os estilos de aprendizagem acomodador (32.7%) e divergente (32.7%). 8,2% dos estudantes apresentaram atenção concentrada inferior e 12% da amostra indicou memória de reconhecimento na classificação inferior. A maioria dos participantes relatou sentimentos de cansaço, desânimo e dificuldades de aprendizado durante o ensino remoto e dificuldades com o retorno presencial bem como insegurança social depois da pandemia.