Promovendo a sensibilização sobre doping: explorando os conteúdos de aprendizagem a partir de uma intervenção pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8482

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar e analisar uma intervenção didática que visou instigar em estudantes a mobilização dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais à luz de uma oficina pedagógica. Este estudo exploratório e de abordagem quali-quantitativa, usou a Análise de Conteúdo e o método indutivo-construtivo, a partir da observação e de questionário, para analisar a mobilização dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de alunos de uma turma de Ensino Médio Técnico em Administração da rede pública de Curitba/PR. A intervenção, que consistiu na aplicação de uma Oficina Pedagógica e de um Escape Room sobre o doping, permitiu averiguar que a aprendizagem não ocorreu de forma homogênea para todos os alunos em todos os conteúdos de aprendizagem, e que alguns alunos sentiram dificuldade em realizar o Escape Room devido a obstáculos na interpretação do enigma e no domínio do conteúdo químico. Limitações e desdobramentos da pesquisa são apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Palmeira da Silva, UFPR

Graduando do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuação na área de Química, com enfoque na Educação em Química. No período compreendido entre 2020 e 2022, participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do qual desenvolveu diversas atividades relacionadas ao ensino de Química. Além disso, apresentou trabalhos em eventos acadêmicos e contribuiu com a elaboração de um capítulo de um livro. Entre 2022 e 2023, realizou atividades de voluntariado acadêmico no laboratório de Química do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR, por meio do Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA). sendo que era responsável pela organização do laboratório para a realização das aulas experimentais do curso técnico de petróleo e gás. Neste momento, é bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP), cujo financiamento é provido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse período, já produziu atividades didáticas, apresentou em eventos acadêmicos e ajudou a escrever um capitulo de livro.

Lyvia Quevedo Bobadilha, UFPR

Formada técnica em eletrônica pelo Instituto Federal do Paraná no ano de 2017. Iniciou a graduação em licenciatura e bacharelado em Química, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2018. Atuando no projeto de extensão com a Prof. Dra. Glaucia Pantano.

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TICs, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2024-08-20