Promovendo a sensibilização sobre doping: explorando os conteúdos de aprendizagem a partir de uma intervenção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8482Resumo
Esse artigo objetiva apresentar e analisar uma intervenção didática que visou instigar em estudantes a mobilização dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais à luz de uma oficina pedagógica. Este estudo exploratório e de abordagem quali-quantitativa, usou a Análise de Conteúdo e o método indutivo-construtivo, a partir da observação e de questionário, para analisar a mobilização dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de alunos de uma turma de Ensino Médio Técnico em Administração da rede pública de Curitba/PR. A intervenção, que consistiu na aplicação de uma Oficina Pedagógica e de um Escape Room sobre o doping, permitiu averiguar que a aprendizagem não ocorreu de forma homogênea para todos os alunos em todos os conteúdos de aprendizagem, e que alguns alunos sentiram dificuldade em realizar o Escape Room devido a obstáculos na interpretação do enigma e no domínio do conteúdo químico. Limitações e desdobramentos da pesquisa são apresentados.