Estresse e impacto na memória e no funcionamento cognitivo: revisão com enfoque na neurociência

Autores

  • Antocléia Santos Secretaria de Educação do Estado do Maranhão-SEDUC-MA
  • Margareth Silva Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo-SEDU/ES
  • Cláudia Lilian Instituto Federal da Bahia-IFBA/VCa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8433

Resumo

O estresse é uma resposta fisiológica do corpo diante de situações desafiadoras e perigosas, porém em excesso pode refletir de forma negativa no aprendizado. Nesse sentido, este estudo objetivou por meio de uma revisão de literatura investigar como o estresse pode impactar significativamente nos processos cognitivos e tomada de decisões. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi conduzida nas bases de dados “Google acadêmico”, “Redalyc” e “Portal de Periódicos da UNIFESP”. Como resultados encontrados, identificou-se a) como o não gerenciamento do estresse adequado pode gerar problemas significativos na estrutura cerebral. Além de b) estratégias para minimizar os efeitos do estresse como atividades físicas regulares que promovem o bem-estar e melhor regulação da memória. Portanto, recomenda-se para futuros estudos, discussões relacionadas à neurociência e o impacto do estresse em diferentes níveis educacionais, traduzindo o resultado dessas investigações em intervenções educativas.

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Biografia do Autor

Antocléia Santos, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão-SEDUC-MA

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Fernando Pessoa (UFP-Portugal), servidora pública da rede estadual do Estado do Maranhão. Pesquisadora nas áreas de Filosofia contemporânea, Ética social, Educação e tecnologias.

Margareth Silva, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo-SEDU/ES

Ciências Sociais. Mestre em Educação (UFES/ES). Especialista em Psicopedagogia (FAVENI/ES). Especialista em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness (PUCPR). Professora da Rede Pública Estadual do Espírito Santo.

Cláudia Lilian, Instituto Federal da Bahia-IFBA/VCa

Ciências Biológicas. Mestre em zoologia (UESC, Ilhéus/BA). Especialista em Docência de Biologia (UNIVASF, Polo Brumado/BA). Professora/Pesquisadora Colaboradora e Coordenadora da linha de pesquisa GPA em Produção Acadêmica GPA/ IFBA - VCa.

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Publicado

2024-08-20