Estresse e impacto na memória e no funcionamento cognitivo: revisão com enfoque na neurociência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8433Resumo
O estresse é uma resposta fisiológica do corpo diante de situações desafiadoras e perigosas, porém em excesso pode refletir de forma negativa no aprendizado. Nesse sentido, este estudo objetivou por meio de uma revisão de literatura investigar como o estresse pode impactar significativamente nos processos cognitivos e tomada de decisões. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi conduzida nas bases de dados “Google acadêmico”, “Redalyc” e “Portal de Periódicos da UNIFESP”. Como resultados encontrados, identificou-se a) como o não gerenciamento do estresse adequado pode gerar problemas significativos na estrutura cerebral. Além de b) estratégias para minimizar os efeitos do estresse como atividades físicas regulares que promovem o bem-estar e melhor regulação da memória. Portanto, recomenda-se para futuros estudos, discussões relacionadas à neurociência e o impacto do estresse em diferentes níveis educacionais, traduzindo o resultado dessas investigações em intervenções educativas.