A mediação e a contribuição das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação para a educação inclusiva

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8371

Resumo

A educação inclusiva é um princípio fundamental que visa garantir a igualdade de oportunidades educacionais para todos, independentemente de suas habilidades e necessidades. No entanto, muitas vezes, pessoas com deficiências enfrentam diversas barreiras que limitam seu acesso à educação. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs) surgem como poderosas aliadas, oferecendo ferramentas e recursos que possibilitam a mediação e a superação dessas barreiras. Este artigo visa explorar a contribuição das TDCIs para a educação inclusiva, destacando como essas tecnologias têm o potencial de transformar a forma como as pessoas com deficiência aprendem, participam e desenvolvem-se tanto no ambiente educacional quanto na sociedade. A metodologia adotada neste estudo constitui em uma Revisão Narrativa de Literatura (RNL), baseada na leitura e análise de artigos e teses relacionadas ao tema. Foram consultadas escritas acadêmicas que abordam a mediação pedagógica e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação inclusiva e a análise desses trabalhos permitiu uma compreensão das práticas, das teorias e perspectivas existentes nessa área. A partir do estudo realizado, conclui-se que as TDICs são ferramentas poderosas no processo de ensino-aprendizagem, bem como, na inclusão e no progresso escolar dos alunos do público da Educação Especial. Constatou-se, ainda, que a mediação pedagógica, quando aplicada nas práticas docentes, contribui para um melhor aproveitamento das TDICs, proporcionando uma aprendizagem mais significativa para todos os alunos e beneficiando, assim, a educação inclusiva. No entanto, foi observada uma carência de formação docente voltada para o contexto da educação inclusiva.

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Publicado

2024-08-20