Educação de surdos: glossários de sinais-termo em Libras e a formação de professores bilíngues

Autores

  • Erliandro Felix Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Andréa Poletto Sonza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) https://orcid.org/0000-0003-0033-4409
  • Luiz Renato Martins da Rocha Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8202

Resumo

O presente ensaio objetiva contextualizar algumas considerações sobre a construção de glossários de sinais-termos em Libras para a Educação Bilíngue de Surdos. Relacionamos as categorias ‘cultura’, ‘identidade’, ‘inclusão’, ‘acessibilidade’, ‘formação de professores’, ‘educação de surdos’ e ‘bilinguismo’, para indicar a configuração de novas oportunidades para o (re)conhecimento linguístico e identitário da comunidade surda. Esse reconhecimento foi potencializado pela Educação Bilíngue, sobretudo, a partir da publicação da Lei nº 14.191/2021. Indicamos as contribuições de autores como: Albres e Neves (2012), Oliveira (2015), Felten (2016), D’Azevedo (2019), Friedrich (2019), dentre outros. Dialogamos sobre a seguinte questão: quais os benefícios da construção de glossários em Libras para a Educação de Surdos e a formação de professores bilíngues? Nossa hipótese é a de que a construção de glossários de termos em Libras-língua portuguesa potencializa a formação de estudantes surdos, tradutores e intérpretes de Libras e professores bilíngues. A partir dos aspectos debatidos, indicamos que as legislações que abarcam o reconhecimento da surdez, sob o ponto de vista cultural e orientam a Educação de Surdos em nosso país, têm orientado a construção de políticas linguísticas atreladas ao bilinguismo, repercutindo na formação de professores e na expansão da língua em um cenário pluricultural.

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Biografia do Autor

Erliandro Felix Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Eu sou negro, surdo e baiano. Atualmente, sou servidor efetivo técnico-administrativo em educação, no cargo de assistente de aluno, no Campus Ilha Solteira do IFSP. Além disso, sou mestrando em Educação Profissional em Tecnologia pelo Campus Porto Alegre do IFRS e membro do grupo de pesquisa Ubuntu da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do grupo de pesquisa de Compreensão e produção escrita em língua portuguesa como segunda língua: experiências, desafios e perspectivas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Tenho mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e especialização em Interculturalidade de descolonização na educação de Surdos e em Língua Portuguesa: leitura e escrita no ensino para Surdos, ambas pelo INES. Também possuo especialização em Informática na Educação pelo Campus S.R. Mangabeiras do IFMA e outra especialização, na modalidade de aperfeiçoamento, em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC (UFABC). Minha experiência profissional inclui trabalhos como professor substituto de Libras no magistério superior na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande), bem como atividades de extensionista nos cursos de Libras na UFJF e no curso de Libras EaD da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, atuei como Tutor EaD do curso de extensão de Libras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e como bolsista auxiliar de tradução de Libras no IFRS. A minha área de pesquisa abrange o letramento étnico-racial na educação bilíngue de surdos, estudos literários e literatura surda, literatura africana e afro-brasileira, Ensino de Libras como L1 e L2, estudos surdos, produção de glossários, letramento racial para surdos e produção de materiais instrucionais para o ensino de Libras., bem como suas interseccionalidades.

Andréa Poletto Sonza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Licenciatura em Formação de Professores pelo IFRS, especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISUL/SC, mestrado em Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática na Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela mesma Universidade. Professora titular e Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP. Tem experiência na área de Informática na Educação Inclusiva/Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, Desenho Universal, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade Virtual e Inclusão Sociodigital. [Sou mãe de dois filhos e estive em licença maternidade em 2001 e em 2010 (em apoio ao movimento #maternidadenolattes e Parent in Science)]

Luiz Renato Martins da Rocha, Universidade Federal do ABC - UFABC

Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da UFABC. Coordenador da especialização em Educação Especial e Inclusiva, Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFABC. Foi tradutor e Intérprete de Libras/Lìngua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013-2022). Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), UTFPR-CP de 2018 a 2022 e coordenador da avaliação biopsicossocial da UTFPR (2021-2022). Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Especialista em Surdez: Libras, Educação Especial Inclusiva e Docência da Educação Superior; Licenciatura Plena em Matemática, Pedagogia e bacharel em de Letras-Libras. Já ministrou diversos cursos e palestras para professores (municipais e estaduais), alunos do ensino médio, técnico e superior nas diversas áreas de formação. E-mail: luizrenatomr@gmail.com ou luiz.renato@ufabc.edu.br

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Pedagogia (Libras-Língua Portuguesa) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

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Publicado

2024-08-20