Os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa e a escolha pela Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.802Resumo
Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação a respeito da aprendizagem para a pesquisa de estudantes de um curso de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. A questão que norteou a pesquisa foi a seguinte: Por que você escolheu fazer um mestrado acadêmico? Para o desenvolvimento da investigação, foram realizadas microentrevistas e conversas pelo bate-papo do aplicativo Facebook com dez estudantes, que estavam regularmente matriculados em um mesmo curso de mestrado de uma universidade do estado do Paraná. Os relatos desses sujeitos foram transcritos e analisados, segundo os Focos da Aprendizagem para a Pesquisa (FAP), propostos por Teixeira, Passos e Arruda (2015). Por meio deste estudo, pode-se constatar que os pós-graduandos entrevistados foram motivados a cursar uma pós-graduação/mestrado, principalmente pelo fator "˜interesse' (Foco 1), sendo que esse interesse foi manifestado de diversas maneiras, entre elas: interesse em fazer parte de uma comunidade de pesquisa acadêmica, interesse por conhecer e/ou aprimorar mais determinado assunto, interesse em lecionar no ensino superior, melhorar a prática docente, melhorar a questão salarial, gosto por estudar e se aperfeiçoar profissionalmente. Evidências do conhecimento a respeito de metodologias de pesquisa (Foco 3), a participação em uma comunidade de pesquisa (Foco 5) e a construção de uma identidade de pesquisador (Foco 6), também foram observadas nos depoimentos, todavia com menos frequência que no Foco 1 (interesse).
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