Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de física: compreendendo dificuldades no aprendizado da decomposição de forças no plano inclinado

Autores

  • Fábio Ramos da Silva IFPR
  • Lucimar Donizete Gusmão Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Silvio José de Freitas Santos Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8011

Resumo

Este trabalho traz algumas reflexões acerca das contribuições de Bachelard para o ensino de física, sobretudo sobre a fecundidade da ideia de obstáculos epistemológicos e das repercussões da mesma para a compreensão de dificuldades de aprendizagem no ensino de física. A metodologia da pesquisa se baseia em uma discussão teórica pautada em aspectos gerais do pensamento de Bachelard, principalmente nas suas reflexões relacionadas com as problemáticas da educação científica, e na análise de potenciais obstáculos presentes na aprendizagem da decomposição de forças no plano inclinado. Como resultados, apresenta-se uma discussão sobre algumas dificuldades de aprendizagem presentes na literatura relacionadas ao ensino da decomposição de forças no plano inclinado interpretadas por meio da ideia de obstáculo epistemológico, assim como a proposição de um aparato manipulável como sugestão de um recurso didático que pode colaborar para a superação dos obstáculos elencados. Por fim, discute-se a proficuidade da utilização do aparato em situações de ensino, de modo que possa mobilizar o pensamento dos estudantes, ajudando-os a superar possíveis obstáculos de racionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ramos da Silva, IFPR

Possui licenciatura em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em ensino de ciência e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). É professor da ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal do Paraná, campus de Foz do Iguaçu.

Lucimar Donizete Gusmão, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência e para a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR, com Estágio de Doutorado Sanduíche no Laboratório de História da Ciência e da Filosofia - Arquivos Henri Poincaré, na Universidade de Lorraine, França; Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR/PR, na linha de pesquisa: Educação Matemática e Interdisciplinaridade. Professora de Matemática da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. Atualmente ocupa o cargo de Assistente Técnico-Pedagógico na Coordenação de Articulação Acadêmica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e do Esporte. Interesse principalmente nos temas: matemática, educação matemática, formação de professores, epistemologia, interdisciplinaridade, relação entre matemática, arte e as ciências

Silvio José de Freitas Santos, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em 2022. Professor de física na Escola Estadual Professora Lydia Yvone Gomes Marques, Garça, São Paulo, Brasil, desde 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-20