O Pibid no atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1132Resumo
As políticas públicas que versam sobre a inclusão escolar, tem garantido o acesso dos alunos com deficiência na escola comum, contudo para que a permanência e apropriação de conhecimento seja garantida, muitas ações estão sendo empreendidas, dentre elas a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRMs). Os professores da educação especial que oferecem o AEE devem identificar, elaborar, produzir, organizar serviços e recursos pedagógicos, a fim de assegurar a estes alunos condições de acesso ao currículo, ou seja, criar mecanismos para sua aprendizagem, considerando as necessidades individuais. Assim, objetivou-se relatar e discutir as atividades realizadas por uma bolsista do Programa Institucional à Docência (PIBID) – Educação Especial em parceria com a professora regente do AEE, durante o segundo semestre de 2014, em uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de São Carlos-SP. Trata-se de um relato de experiência em que serão abordadas as características do aluno com deficiência intelectual e as intervenções realizadas pela bolsista em parceria com a professora da educação especial. Como resultado considera-se que políticas de iniciação à docência, voltadas para inclusão escolar, podem ser o diferencial no ensino dos conteúdos acadêmicos para os alunos com deficiência intelectual. O AEE deve não somente ir ao encontro as individualidades desses alunos, mas propor de forma prazerosa o acesso aos conteúdos escolares, de modo a despertar seu interesse nas atividades escolares.
Palavras-chave: Educação Especial, PIBID, Atendimento Educacional Especializado.
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