Dialogando com autores sobre o ensino de Física no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7855Resumo
Este estudo foi desenvolvido com o intuito de problematizar a formação dos professores de Ciências para o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de um diálogo com autores que discutem acerca do tema. Nesse sentido, a partir de uma revisão de literatura, apresentamos problematizações sobre a inclusão das disciplinas de Ciências e Física na Educação Básica, um diálogo dos documentos oficiais com o ensino de Física no Ensino Fundamental e discussões sobre a formação dos professores que atuam na disciplina de Ciências. Alguns aspectos que emergiram dessa pesquisa foi a presença marcante dos conceitos físicos nos documentos oficiais para o Ensino Fundamental, a interdisciplinaridade como possibilidade para abordar esses conceitos e também alguns fatores relacionados as dificuldades dos docentes que lecionam na disciplina de Ciências. Nesse estudo ficou evidente que essas dificuldades podem estar relacionadas a falta de domínio dos conteúdos, aos saberes a respeito da metodologia, a linguagem matemática, ao planejamento, a realização de experimentos, entre outros fatores. Dessa forma, se torna válido identificar, principalmente em relação aos professores que não possuem a sua formação inicial em Física, as suas dificuldades para abordar conceitos físicos na disciplina de Ciências.