Um balanço das pesquisas sobre formação docente e ensino remoto

Autores

  • Abia Lima de frança UFBA
  • Vanessa Cristina Meneses Fernandes UEFS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7850

Resumo

O presente artigo discute acerca da formação docente e do ensino remoto. Para isso foi realizado um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos de 2010 e 2022. Trata-se de um estudo bibliográfico tipo estado do conhecimento. Foram utilizados como descritores “Formação” e “Ensino Remoto”, sendo possível encontrar 18 dissertações e 2 teses de 12 Programas de Pós-Graduação stricto sensu em distintas Instituições de Ensino Superior (IES). Os resultados revelaram que, embora tenham sido oferecidos cursos de formação continuada para atuação no ensino remoto para os docentes participantes das pesquisas, estas formações se mostraram insuficientes para que os docentes pudessem efetivamente dominar os conhecimentos necessários para a efetiva prática docente no ensino remoto, contudo apesar dos desafios ocasionados pelas lacunas na formação, os docentes demonstraram dedicação para superar as dificuldades e conseguirem realizar o trabalho de forma remota.

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Biografia do Autor

Vanessa Cristina Meneses Fernandes, UEFS

Licenciada em História, Mestra e Doutora em Educação. Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Mídia, Memória, Educação e Lazer, docente na Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2023-12-20