Os impactos das emoções na aprendizagem: interfaces com o ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7633Resumo
No contexto do Ensino de Ciências, a escassa bagagem didática na formação inicial do professor tem levado ao ato pedagógico a valorização dos aspectos cognitivos em detrimento da dimensão emocional. Diante disso, o objetivo deste artigo é propor uma reflexão acerca dos impactos das emoções no ensino e na aprendizagem de ciências em interface com as percepções de professores da área de Ciências da Natureza, tendo como suporte teórico as ideias de Henri Wallon. O estudo ancora-se nos pressupostos da pesquisa de métodos mistos. O instrumento para coleta de dados foi o questionário aplicado por meio da ferramenta Google Forms a 22 professores de Biologia, Física e Química que atuam no Ensino Médio. A técnica de análise e interpretação dos dados fundamentou-se na análise temática. Os resultados apontaram para a necessidade de incluir a dimensão emocional no processo ensino-aprendizagem na formação docente, notadamente no campo do Ensino de Ciências, a fim de nortear e fortalecer a indissociabilidade dos aspectos afetivos e cognitivos na prática educativa. Nessa perspectiva, este estudo pode contribuir com os debates que destacam o papel central e decisivo das emoções como fator no processo de aquisição do conhecimento.