Os impactos das emoções na aprendizagem: interfaces com o ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7633

Resumo

No contexto do Ensino de Ciências, a escassa bagagem didática na formação inicial do professor tem levado ao ato pedagógico a valorização dos aspectos cognitivos em detrimento da dimensão emocional. Diante disso, o objetivo deste artigo é propor uma reflexão acerca dos impactos das emoções no ensino e na aprendizagem de ciências em interface com as percepções de professores da área de Ciências da Natureza, tendo como suporte teórico as ideias de Henri Wallon. O estudo ancora-se nos pressupostos da pesquisa de métodos mistos. O instrumento para coleta de dados foi o questionário aplicado por meio da ferramenta Google Forms a 22 professores de Biologia, Física e Química que atuam no Ensino Médio. A técnica de análise e interpretação dos dados fundamentou-se na análise temática. Os resultados apontaram para a necessidade de incluir a dimensão emocional no processo ensino-aprendizagem na formação docente, notadamente no campo do Ensino de Ciências, a fim de nortear e fortalecer a indissociabilidade dos aspectos afetivos e cognitivos na prática educativa. Nessa perspectiva, este estudo pode contribuir com os debates que destacam o papel central e decisivo das emoções como fator no processo de aquisição do conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

Jairo Ribeiro de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

José Ricardo Barros de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e nos Mestrados em Ensino de Ciências e Matemática, Ciência da Informática e Tecnologia Educacional. Atualmente é Secretário de Educação do município de Sobral (CE).

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular do departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) na Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-08-20