As cartas de apresentação do programa nacional do livro didático: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7206Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns preceitos teóricos da Análise do Discurso de linha
francesa (ADF), tais como discurso, sujeito e identidade, os quais são de suma relevância para se
analisar os textos de nossa cultura. Em especial, para analisar as representações do professor nas cartas
do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), as quais acompanham os livros didáticos para
apresentar os guias, que direcionam o olhar do professor, quando se tem de fazer a escolha do livro
didático nas escolas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com base nos pressupostos
teóricos da Análise do Discurso de orientação francesa, com o recurso da revisão bibliográfica e
análise discursiva das cartas de apresentação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em
especial a carta de apresentação destinada ao ensino médio no ano de 2021. Sabemos que a Análise do
Discurso é uma área do conhecimento heterogênea, levando em consideração o contexto sócio
histórico ideológico de elaboração dessas cartas, visa maior compreensão das formações discursivas,
da heterogeneidade, do jogo de imagens e dos diversos outros que constitui o discurso das Cartas do
Livro Didático, destinadas ao professor. Assim sendo, concluímos que as cartas funcionam como um
dispositivo institucional que marca um discurso autoritário, que busca controlar a representação do
professor, mesmo sendo uma “simples” carta de apresentação do Guia, ali mesmo já tece a “falsa
autonomia” que o docente tem ao escolher um livro didático.