Desafios e possibilidades do Novo Ensino Médio: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7205Resumo
O Novo Ensino Médio (NEM) foi instituído pela Lei nº 13.415/2017 e estabeleceu
determinadas reformulações, como aumento de carga horária e alterações curriculares, gerando
inquietações, desafios e incertezas no meio escolar. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar as
abordagens sobre o Novo Ensino Médio em trabalhos publicados entre os anos de 2017 e 2022. A
pesquisa apresenta caráter qualitativo, do tipo revisão sistemática de literatura, sendo utilizada a
Scientific Electronic Library Online (SciELO), o Portal de Periódicos da CAPES (CAPES) e o Catálogo
de Teses e Dissertações da CAPES, como bases de dados, foram selecionadas pesquisas através do
descritor Novo Ensino Médio e considerando o período de 2017 a 2022. A estrutura do artigo é dividida
em três momentos, sendo no primeiro apresentadas as conceituações sobre o NEM, no segundo a
metodologia empregada na pesquisa caracterizada como qualitativa e do tipo revisão sistemática de
literatura, e o último expõe os resultados e as discussões. Conclui-se por meio do estudo que com a
implementação do NEM surgiram desafios, incertezas e fragilidades com relação à infraestrutura das
escolas, e com o preparo e formação dos professores para a referida etapa do processo de escolarização.
Além disso, evidencia-se o caráter de formação técnica e o viés de empreendedorismo, o esvaziamento
curricular e a tendência de privatização desta etapa de ensino, bem como sinaliza-se que as
reformulações foram propostas e estabelecidas sem a efetiva participação dos profissionais da educação.
Por fim, desvela-se a importância do desenvolvimento de futuras pesquisas que debatam e reflitam sobre
o NEM, visto que é etapa fundamental da Educação Básica e carrega preceitos importantíssimos para a
formação dos estudantes e cidadãos do país.