Espaço maker: caminhos para uma aprendizagem criativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7204Resumo
O presente trabalho de pesquisa é resultado de uma investigação realizada dentro de uma
unidade escolar da Rede Privada de Ensino do Município de União da Vitória, do Estado do Paraná,
para verificar a viabilidade de implementação de um Espaço Maker, que possa ser um local para uma
abordagem criativa, onde são articuladas diferentes metodologias ativas de aprendizagem. O aluno ativo
é essencial no processo de aprendizagem, uma vez que hoje o perfil esperado desses indivíduos na
sociedade e no mercado de trabalho está ligado a pessoas mais críticas, criativas, proativas, polivalentes
e que busquem soluções para os problemas e situações cotidianas. Nesse sentido, com o objetivo de
contribuir com a escola por meio de uma proposta de projeto para a construção de um espaço Maker,
essa pesquisa se deu de modo qualitativo, com caráter exploratório e bibliográfico. Além disso, ela
pautou-se na coleta de dados com os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no intuito
de compreender a real necessidade e a viabilidade da construção desse espaço. Para a análise dos dados,
foi utilizada a metodologia proposta por Bardin (1977), que consiste na organização da análise e da
codificação da análise