Formação continuada em tempos pandêmicos: um estudo do processo formativo de professores dos anos iniciais de uma rede municipal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7197Resumo
O período da pandemia da COVID-19 suscitou de forma eminente a reorganização do trabalho
docente para adequação ao ensino remoto, trazendo novas formas e metodologias ao ensino e à
aprendizagem. Neste viés, o presente artigo apresenta um recorte de um estudo mais amplo, vinculado
ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX), que tem como objetivo identificar
e analisar o contexto e percepções da formação continuada de professores dos anos iniciais da rede
municipal de ensino do município de União da Vitória durante a pandemia e suas necessidades
formativas pós-pandemia. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, com base na literatura
pertinente e documentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que descrevem
as ações/contextos de formação continuada ofertados aos professores no período de pandemia. Como
apoio de pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de um
questionário semiestruturado, por meio do google forms, obtendo-se um total de 124 professores
participantes. Constatou-se, a partir da análise dos dados coletados, que a formação da maioria dos
professores participantes apresenta fragilidade na utilização de recursos e plataformas digitais.
Considerou-se que o processo de formação continuada proposto pela SEMED colaborou para ampliar a
gama de aprendizagens dos professores envolvidos e contribuiu para subsidiar as atividades pedagógicas
durante o ensino remoto. Destaca-se que é imprescindível que os processos de formação continuada
docente oferecidos pós-pandemia contemplem a apropriação de novas práticas de ensino, privilegiando
estratégias e metodologias inovadoras, que atendam às necessidades do contexto educacional e
estimulem um fazer pedagógico mais criativo e dinâmico.