Jogos digitais na elaboração conceitual de alunos com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7195Resumo
Aborda-se, neste artigo, o uso de jogos digitais na Educação Inclusiva como ferramenta para elaboração conceitual de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contextualizada no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O problema de pesquisa partiu das dificuldades cognitivas e emocionais apresentadas por estudantes com TEA, o que, muitas vezes, os impede de organizar suas ideias na elaboração de conceitos. A pesquisa, de caráter colaborativo, centrou-se na Teoria Sóciohistórica, nos estudos do desenvolvimento humano como processo nas interações sociais e nas contribuições de Vygotski e Luria, com base na metodologia da prova do quarto excluído. A pesquisa de campo foi realizada por meio de intervenções pedagógicas com o jogo digital Dr. Baguncinha, com um participante dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em atendimento na sala do AEE. Foram feitas cinco intervenções com duração de 50 minutos cada, contando com a participação da professora. Os resultados da pesquisa foram fundamentados na resposta do sujeito participante frente à metodologia aplicada durante as atividades, e a avaliação deu-se a partir de critérios da Escala de Envolvimento e seus níveis, baseados em características como interesse, capacidade de seguir procedimentos, capacidade de organizar suas ideias, criatividade, entre outros. As práticas desenvolvidas durante as intervenções propiciaram ao estudante novas formas de aprender e de internalizar conceitos, mediado pelo jogo e pelas educadoras. Para a professora colaboradora do AEE, foram apresentadas alternativas de atividades, as quais potencializaram sua práxis pedagógica. Constatou-se a preferência da criança pelas atividades com o jogo digital, cuja avaliação revelou a importância de elementos de acessibilidade, apresentando as informações de diferentes formas – visual, auditiva, escrita –, com desafios que se tornam gradualmente complexos.