Educação e formação de um pensamento de comprometimento com o bem comum: abordagens didáticas emergentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7190Resumo
No presente artigo dialogo com duas obras de Stéphane Hessel (2011a, 2011b) e uma obra conjunta de Stéphane Hessel e Edgar Morin (2012) para introduzir a problemática da educação e da formação humana no contexto atual. Hessel (2011a) argumenta que é preciso aprender a indignar-se frente às injustiças, porém alerta (HESSEL, 2011b) que a indignação não é suficiente se não produzir capacidade de ação comprometida com a transformação da realidade que gerou a indignação. Enfatiza e valoriza a defesa do interesse coletivo, do bem comum e dos direitos universais para todos, em detrimento do afã individualista e consumista. Hessel e Morin (2012) sinalizam para um caminho de esperança. Nesse sentido, no campo didático, apresento algumas abordagens contemporâneas que visam ressignificar as discussões emancipatórias e críticas. Assim, apresento fundamentos da ação engajada, comprometida e esperançosa de quatro abordagens didáticas contemporâneas, quais sejam: Didática Intercultural (CANDAU, 2021), Didática Complexa e Transdisciplinar (SUANNO, 2015), Didática Sensível (D’ÁVILA, 2021, 2022), Didática Multidimensional Crítico-Emancipatória (PIMENTA, 2021, 2022). Apresento resultado copilado e religados de três pesquisas de cunho empírico e abordagem qualitativa desenvolvidas pela autora do presente artigo, sendo elas: “Trabalho docente e pedagogia universitária sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade” (CEP-UFG nº 331/2011-2015); “Formação de professores e didática emergente” (CEP-UFG PI02868/2018-2023) e “Campo didático em contraposição ao neoliberalismo e ao neotecnicismo: apontamentos sobre perspectivas interculturais, complexas, transdisciplinares e sensíveis” (UFNT, 2021).