Programa Residência Pedagógica: motivações, experiências e contribuições a partir da percepção de residentes e preceptores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6962Resumo
O presente estudo trata sobre a formação de professores enquanto licenciandos em Educação Física, e também quanto à formação continuada de professores da educação básica, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). Busca-se com o presente estudo, identificar as percepções dos residentes e preceptores do núcleo de Educação Física do PRP-UNIPAMPA quanto às motivações, experiências e contribuições do programa para com os mesmos. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa com caráter exploratório descritivo, fizeram parte do estudo apenas os participantes do módulo II do Programa. Como instrumento de coleta de informações, foi elaborado pelos autores um formulário no Google Forms que foi encaminhado aos participantes via WhatsApp para que os mesmos pudessem fazer suas contribuições de forma voluntária com a pesquisa. Os principais resultados levantados evidenciam a expectativa dos residentes em adquirir aprendizado e experiência, vivenciando a realidade escolar e desenvolvendo a regência de classe o que os proporcionou um crescimento profissional, já para os preceptores as motivações e expectativas com o programa estiveram relacionadas com o desenvolvimento profissional docente e contribuição na formação dos residentes.