Revisão sistemática sobre feedback da avaliação de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista de 2012-2021
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6699Resumo
O presente artigo objetiva identificar teses e dissertações brasileiras que, entre 2012 e 2021, abordaram o feedback da avaliação no ensino e aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Foram encontradas 11 pesquisas que perpassaram os focos temáticos delimitados neste estudo: inclusão escolar, TEA, avaliação, matemática, ensino e aprendizagem. O foco temático matemática teve a maior representatividade, estando presente em nove pesquisas, seguido de avaliação, com seis pesquisas ao todo. Quatro pesquisas abordaram a inclusão; cinco abordaram o TEA e nenhuma das 11 pesquisas, referiu-se ao foco feedback. Os resultados reforçam a necessidade de realizar estudos que abordem o feedback em prol de uma avaliação mediadora no ensino e aprendizagem da matemática, o que pode contribuir tanto para a inclusão de estudantes com TEA, como para os demais, que apresentam ou não alguma necessidade educacional específica.
Palavras-chave: Feedback, Matemática, Avaliação, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista.