Sexualidade e gênero na escola: construindo atividades formativas na rede pública de ensino através do PIBID.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.638Palavras-chave:
Sexualidade e Gênero, Gravidez na adolescência, Ensino de Ciências e Biologia, formação inicial e permanenteResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se configurando como uma importante política pública para o fortalecimento da formação inicial e permanente de professores, articulando universidade e escola básica. Neste contexto o presente trabalho vem explicitar as ações formativas construídas e vividas no ano de 2014, em um subprojeto PIBID vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, em parceria com a E. E. Professor Benedicto Leme Vieira Neto localizada na cidade de Salto de Pirapora - SP. A partir de uma pesquisa sociocultural deu-se início às atividades junto aos educandos do ensino médio, com o intuito de compreender as contradições e problemáticas vividas pela comunidade escolar. A partir dessa investigação e da demanda identificada pela escola – gravidez na adolescência – ocorreram desdobramentos para a abordagem de assuntos referentes às construções de sexualidade e gênero, com base nos procedimentos dos Momentos Pedagógicos. O processo de elaboração e desenvolvimento das ações formativas envolvendo docentes do ensino superior e básico, bem como licenciandas em processo de formação inicial constitui o foco dos resultados apresentados e discutidos.
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