Abordagem temática no ensino de química: solubilidade e polaridade de substâncias orgânicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.593Palavras-chave:
química, abordagem temática, vitaminasResumo
Este trabalho apresenta uma intervenção didática desenvolvida por bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Química, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora. A intervenção foi feita em uma das escolas parceiras, a partir de uma abordagem temática, com o tema Vitaminas, escolhido por estar bastante presente no cotidiano dos estudantes do Ensino Médio, a fim de abordar os conteúdos Solubilidade e Polaridade de substâncias orgânicas. Este projeto surgiu a partir da dificuldade que os alunos apresentavam para definir e explicar os conceitos. Assim, através de atividade experimental, modelagem e pesquisa, o tema foi trabalhado e relacionado ao conteúdo curricular. Vale ressaltar que durante as atividades, os discentes tiveram participação ativa e tornaram-se responsáveis pela construção seu próprio aprendizado, permitindo que desenvolvessem de maneira intrínseca uma compreensão sobre a natureza da ciência. A partir da análise dos pré e pós-testes aplicados, pudemos perceber uma evolução no desempenho dos discentes. Percebemos ainda, que mesmo não utilizando os termos associados às interações intermoleculares - dipolo permanente, dipolo induzido e ligação de hidrogênio - estes foram capazes de explicar fenômenos que tangem a solubilidade de substâncias orgânicas, transpondo o conhecimento químico para situações além daquelas colocadas nas atividades propostas.Downloads
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