A Utilização das TICs no Ensino de Física para trabalhar conceitos de MRU e MRUV.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.585Palavras-chave:
TICs, Ensino de Física, Software ModellusResumo
Sabe-se que ensinar não se trata de uma receita bolo, inexistindo fórmula pronta de repassar o conteúdo programado. No Ensino de Física para a educação básica os alunos acham difícil assimilar os conhecimentos relacionados à Física. Partindo desta dificuldade, buscou-se uma didática diferente da tradicional para se ensinar Física optando pelas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) com o uso do laboratório virtual através do software Modellus versão 5.04. O objetivo foi elaborar um minicurso, com base na metodologia de Delizoicov, com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, porém com realidades distintas: uma delas escola estadual e outra federal, ambas são parceiras do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID). Nesta atividade foram aplicadas duas aulas em cada turma com o propósito de estudar alguns conceitos relacionados à MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) e MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado). O minicurso foi desenvolvido com o uso de um roteiro experimental com questões que eram respondidas partindo do conhecimento do aluno para induzi-lo ao conhecimento científico, fazendo o uso do software Modellus demonstrando visualmente se a teoria estudada tinha de fato validade. Reforçando, assim, o ensino de Física. Depois da discussão em grupo e após chegar-se a uma conclusão quanto ao questionamento, os alunos deveriam responder as questões para observar se houve entendimento das mesmas. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Além dos próprios alunos terem se mostrado interessados, houve uma melhora no conhecimento dos mesmos. Percebeu-se isso através de um pré e pós-teste que foram aplicados nesta atividade. Comparando as respostas, pode-se ter um indicativo de aprendizagem significativa por parte dos alunos.Downloads
Referências
DELIZOICOV, D. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FIOLHAIS, C. e TRINDADE, J. Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciência Física. In: Revista Brasileira de Física, v. 25, n. 3, 2003, p. 259-272.
MEDEIROS, A. e MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino de Física. In: Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, 2002, p. 77-86.
HALLIDAY D.; RESNICK R. e WALKER J. Fundamentos de Física: mecânica. Volume 1. 8. ed. LTC, 2009.
KIM, K-J e BONK, C. J. The future of online Teaching and Learning in Higher Education. Information and Communication Technology Changing Education. India, The Icfai University Press, 2009. Disponível em: < http://repositorium.sdum.uminho. pt/bitstream/1822/9996/1/SCAN0002.pdf> Acesso em 21 de julho de 2015.
LEVACOV, M. Do analógico ao digital: A comunicação e a informação no final do milênio. " FABICO – UFRGS. Disponível em <http://www.filomenamoitamoodle.com /file.php/3/do_analogico_ao_virtual_2.pdf>. Acesso em 20 abril de 2015.