O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA BOLSISTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.572Palavras-chave:
Educação Especial, PIBID, Adaptação CurricularResumo
O contexto atual brasileiro apresenta um significativo avanço legislativo, em relação a matrículas dos alunos Publico Alvo da Educação Especial- PAEE, nas escolas do ensino regular da escola comum. Diante disso esse relato buscou responder a seguinte questão: Tendo em vista que esses alunos estão frequentando as salas de aula das escolas comuns surgiram algumas reflexões: como está acontecendo o aprendizado dos conteúdos curriculares dos alunos com deficiência? É necessário fazer adaptação curricular para que esses alunos participem das atividades propostas pelo professor regente? Como os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID da Educação Especial contribuem na inclusão escolar desses alunos? O presente texto tem por objetivo relatar as atividades realizadas por uma bolsista do Programa Institucional à Docência (PIBID) - Educação Especial, durante o segundo semestre de 2014. O estudo foi realizado em uma escola da rede estadual paulista, localizada na periferia da cidade de São Carlos - SP, na classe do 9º ano do Ensino Fundamental. O foco foi conhecer a organização do trabalho pedagógico dos professores das disciplinas de português e matemática, junto ao aluno com deficiência intelectual; bem como trabalhar de forma colaborativa com estes professores possibilidades de estratégias de ensino para o referido aluno, adaptando atividades para os alunos PAEE em coerência com os conteúdos ministrados em sala. Os resultados mostram a efetividade do trabalho colaborativo no ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.
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