OFICINAS E FEIRA DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM PATOS-PB
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.488Palavras-chave:
Feira de Ciências, Biologia, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho teve como objetivo relatar o desenvolvimento e a importância das oficinas pedagógicas e Feira de Ciências realizadas na E.E.E.M. Monsenhor Manuel Vieira, localizada na cidade de Patos-PB, segundo a percepção dos estudantes do ensino médio. Para que esses eventos ocorressem, a ação foi planejada e subdividida em três eixos temáticos: Biologia e Educação Ambiental, Biologia Ciência da Vida e Biologia do corpo humano. Foram realizadas 18 oficinas didáticas, sendo as mesmas ministradas por alunos bolsistas PIBID da UFCG do curso de Licenciatura Plena de Ciências Biológicas, Campus de Patos. Após a execução da feira de Ciências e das oficinas foi aplicado um questionário aos alunos participantes, através do qual foram obtidos os principais resultados: 83% destes relataram que ao participar desse evento, adquiriram uma maior capacidade de assimilação do conteúdo abordado; 98% consideraram importante a realização de eventos interdisciplinares para sua formação estudantil; 57% relataram que nunca havia participado anteriormente de aulas laboratoriais; 59% dos alunos afirmaram que eventos como esse promovem um aumento significativo da afinidade dos alunos para com as Ciências Naturais e suas Tecnologias; 43% não haviam reciclado nenhum tipo de material anteriormente. Portanto, acredita-se que estes eventos são uma oportunidade ímpar, o qual mostrou ser significativa para a aquisição de conhecimentos científicos, desenvolvimento da criatividade e, sobretudo introduzindo os alunos num contexto educacional interdisciplinar.
Downloads
Referências
DORNFELD, C. B.; MALTONI, K. L. A Feira de Ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. São Carlos, SP: UFSCAR. v. 5, no. 2, p.42-58, Revista Eletrônica de Educação, nov. 2011.
GADOTTI,M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição í década da educação para o desenvolvimento sustentável: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, São Paulo, 2009.
MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, não paginado, 2000.
MESQUITA, A. R.; GUILARDUCI, V.V. S. Feira de ciências da cidade de barbacena, Barbacena, 2010.
MIRANDA NETO, M. H.; BRUNO NETO, R.; CRISOSTIMO, A. L. Desenvolver projetos e organizar eventos na escola: uma oportunidade para pesquisar e compartilhar conhecimentos, não paginado, não datado.
MOTA, C. C. P., GOÉS, J.; RODRIGUES, L. L.;SANTOS, I. M.; MASSENA, E. P. Feira de Ciências: atividade inovadora na formação docente?.Salvador, Bahia, Brasil, 2012.
SILVA, J. R. N.; MENDONÇA, R. R.; SILVEIRA, A. F. Feira de ciência na escola: da construção do experimento a sua exposição, não datado.