O positivismo e a forja do conservadorismo na abordagem das relações de gênero e sexualidade na escola

Autores

  • Vinicius Tavano Universidade Estadual Paulista
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.60-77

Palavras-chave:

Educação Básica, Gênero, Sexualidade, Positivismo, História da Educação.

Resumo

As ideologias presentes na organização escolar invariavelmente estão em consonância com as crenças e valores concebidas por uma parcela significativa da população. Entretanto, existe a necessidade de o Estado justificar os preceitos que envolvem a organização curricular da escola se utilizando de modelos que inferem no embasamento cientí­fico a determinados fenômenos. Foi nesse contexto que a filosofia positivista alinhou os anseios conservadores da sociedade à necessidade de fundamentação cientí­fica de suas práticas, assim, tal filosofia forjou uma organização de cunho normativo, doutrinal e moralista que perdura na escola até a nossa contemporaneidade, contribuindo para que temas considerados sensí­veis, como as relações de gênero e sexualidade sejam tratados, ainda nos dias de hoje, sob a ótica exclusivamente biológica e envolta por mitos e preconceitos.

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Publicado

2021-08-11