Discussões sobre imigrantes no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.413Resumo
O artigo apresenta discussões sobre imigrantes e o processo de internacionalização da universidade, apontando a visão sobre o imigrante, e sua inserção, especialmente em universidades brasileiras. Com relação à metodologia, utiliza-se da qualitativa, buscou-se referências que se preocuparam com a temática universidade e imigração, portanto, um trabalho de revisão bibliografia, em que a bibliografia é a fonte. O fenômeno migratório é complexo, depende de muitas variáveis, inclusive do período histórico em que o fenômeno está inserido. O Brasil recebeu vários tipos de imigração, principalmente com a substituição de mão de obra escrava pela imigrante no final do século XIX e início do XX, e no período do pós Segunda Guerra Mundial, em que vieram os imigrantes denominados deslocados/refugiados de guerra. Verificou-se que o processo de internacionalização da universidade é antigo, sua função original era essa, entretanto, com a criação dos estados nacionais ela ficou resguardada aos seus limites territoriais. O trabalho identificou-se dois programas de recebimento de imigrantes no Brasil o PEC-G e o PEC-PG, o primeiro referente a graduação, recebendo, em sua maioria, imigrantes africanos e o segundo de pós-graduação recebendo imigrantes latino americanos, de países vizinhos ao Brasil. Como resultados, também visualizou-se a carência de estudos sobre essa temática e a necessidade principalmente de trabalhos que primam a inserção do imigrante.
Palavras-chave: Ensino Superior, Imigrantes, Internacionalização, Universidade.
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