Polí­ticas e programas para a formação de professores indí­genas: a contribuição do Programa PIBID Diversidade

Autores

  • Rita de Cássia Alves Universidade Estadual de Maringá
  • Rosângela Célia Faustino Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Simone Jacomini Novak Unespar - Campus de Paranavaí­
  • Maria Christine Berdusco Menezes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.2.7-24

Resumo

Neste texto, discutimos a polí­tica de formação inicial de professores indí­genas e as ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade) com estudantes indí­genas no Paraná. Refletimos sobre as implicações desse programa para a formação intercultural de acadêmicos indí­genas, apresentando a polí­tica de ação afirmativa implementada no Estado com a Lei Estadual nº 13.134/2001. Analisamos a inclusão indí­gena no Ensino Superior e as contribuições dos estudos e das intervenções pedagógicas sistematizadas, a partir de práticas escolares, para a formação docente de acadêmicos que integraram o Pibid Diversidade. A metodologia configura-se pela abordagem bibliográfica, documental e de campo, com o aporte da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciam a relevância da formação superior em diferentes cursos concomitante ao desenvolvimento de programas interculturais especí­ficos, que articulem discussões epistêmicas, teoria e prática para o empoderamento e a autonomia dos povos indí­genas.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Alves, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Professora Colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Maria Simone Jacomini Novak, Unespar - Campus de Paranavaí­

Doutora em Educação - Professora do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Ensino Interdisciplinar do Campus de Paranavaí­.

Maria Christine Berdusco Menezes, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação.Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2021-08-11