Processos criativos didáticos no estágio de futuros professores de fí­sica

Autores

  • Leonardo André Testoni Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Lucia Vital dos Santos Abib Universidade de São Paulo
  • Maria Nizete de Azevedo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1107

Resumo

A criação é uma função psí­quica inerente ao desenvolvimento humano e fundamental, diante do atual cenário de complexidade vivido no mundo. Atos criativos constituem-se em um processo cognitivo cada vez mais solicitado ao magistério de todos os ní­veis. No decorrer da carreira, um professor passa pelo enfrentamento de situações inéditas e não previstas nos planejamentos e manuais didáticos, necessitando solucioná-las para a continuidade de seu trabalho. Diante desse quadro, o presente artigo busca analisar a dinâmica dos processos de criação de tais soluções por futuros professores de Fí­sica, quando de suas primeiras experiências didáticas em uma sala de aula. Para tanto, utilizamos pressupostos das psicologias piagetiana e vigotskiana especificamente para o estudo dos caminhos criativos propostos pelos docentes em formação. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa privilegia a análise de conteúdos de episódios construí­dos com dados extraí­dos de gravações de reuniões e documentos produzidos pelos futuros docentes durante a realização de seus estágios supervisionados. Resultados mostraram que diferentes caminhos criativos escolhidos pelos futuros professores resultam de instabilidades e conflitos imanentes às ações de planejamento e regência. Tais resultados reforçam o potencial da fundamentação teórica adotada na compreensão de processos criativos docentes com implicações para as ações de formação de professores.

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Biografia do Autor

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo - Setor de Educação em Ciências.

Maria Lucia Vital dos Santos Abib, Universidade de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação. Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Maria Nizete de Azevedo, Universidade Federal de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2017-06-05