Processos criativos didáticos no estágio de futuros professores de física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1107Resumo
A criação é uma função psíquica inerente ao desenvolvimento humano e fundamental, diante do atual cenário de complexidade vivido no mundo. Atos criativos constituem-se em um processo cognitivo cada vez mais solicitado ao magistério de todos os níveis. No decorrer da carreira, um professor passa pelo enfrentamento de situações inéditas e não previstas nos planejamentos e manuais didáticos, necessitando solucioná-las para a continuidade de seu trabalho. Diante desse quadro, o presente artigo busca analisar a dinâmica dos processos de criação de tais soluções por futuros professores de Física, quando de suas primeiras experiências didáticas em uma sala de aula. Para tanto, utilizamos pressupostos das psicologias piagetiana e vigotskiana especificamente para o estudo dos caminhos criativos propostos pelos docentes em formação. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa privilegia a análise de conteúdos de episódios construídos com dados extraídos de gravações de reuniões e documentos produzidos pelos futuros docentes durante a realização de seus estágios supervisionados. Resultados mostraram que diferentes caminhos criativos escolhidos pelos futuros professores resultam de instabilidades e conflitos imanentes às ações de planejamento e regência. Tais resultados reforçam o potencial da fundamentação teórica adotada na compreensão de processos criativos docentes com implicações para as ações de formação de professores.
Downloads
Referências
ABIB, MLVS; TESTONI, L. A.; CUNHA, A. M. Atividades de experimentação e modelagem em estágio investigativo e o desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos do conteúdo. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, v. 8, 2011.
BEACH, Richard; PEARSON, Donna. Changes in preservice teachers' perceptions of conflicts and tensions. Teaching and Teacher Education, v. 14, n. 3, p. 337-351, 1998.
BRAGA, M.P.J.G., Inteligência e Criatividade: a dialética da criação, FEUSP, 1995.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução í teoria e aos métodos, Porto Editora, 1998.
CASTORINA, J.A., BAQUERO, R., Dialética e Psicologia do Desenvolvimento: o pensamento de Piaget e Vigotski, Ed. Artmed, 2008, 214pp.
_______________. O debate Piaget-Vygotsky: a busca de um critério para sua avaliação. CASTORINA, JA et al. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: ítica, 2008.
DE LA TORRE, S. Para investigar la creatividad: thesaurus y bibliografia, Española, Barcelona, PPU, 1996.
DENZIN, N. & LINCOLN, Y., O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagens. Porto Alegre, Artmed, 2006.
HUBERMAN, M. O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. In Nóvoa, A. (org.), Vida de Professores, 2ª Ed., Porto, Portugal, Porto Ed., p.31-61.
KNELLER, J. A ciência da criatividade, ed. Vozes, São Paulo, 1978.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Ed. Moraes, 2001.
LIMA FILHO, A., REBOUÇAS, F.A. O Pensamento formal em Piaget: gênese, estruturação e equilibração. Goiânia, Dimensão, 1988.
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, E.P.U.,11ª ed. 2008.
MACEDO, L., Afetividade, Cognição e Conduta na Prova Operatória de Seriação. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, n.2, disponível em www.marília.unesp.br/scheme. acessado em 12 de abril de 2013.
PIAGET, J., Epistemologia Genética, Ed. Martins fontes, 2ª Ed., 2002. 124pp.
________, A Equilibração das Estruturas Cognitivas: problema central do desenvolvimento, Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
________, Psicología y pedagogia. Barcelona, Ariel. 1969.
________& Inhelder, B., Psicologia da Criança. Difusão Europeia do Livro. 1968. 150pp.
PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis 3.3, 2005, 5-24.
QUEIROZ, G. R. P. C. Processos de formação de professores artistas-reflexivos de física. Revista Educação & Sociedade, v. 74, p. 97-117, 2001.
SILVA, D. , Estudo das Trajetórias Cognitivas de Alunos no Ensino da Diferenciação dos Conceitos de Calor e Temperatura, Tese de Doutorado. FEUSP, 1995.
TESTONI, Leonardo André. Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação inicial do professor de física, 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
____________. Um corpo que cai: As Histórias em Quadrinhos no Ensino de Física, 2004, 158 fls. 2004. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
VASCONCELOS, M.S., O Modelo Criativo de Piaget e Vigotski in: ____________ (org.) Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo. Ed. Moderna. 2001.
VASCONCELOS, M.S. ,Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo. Ed. Moderna. 2001.
VIGOTSKI, L. Criação e Imaginação na Infância. Ed. Vozes. 2009.
____________ A Construção do pensamento e da linguagem, ed. Martins Fontes, São Paulo, 2001.
____________ A formação Social da Mente, ed. Martins Forntes, São Paulo, 1989.
www.usp.br/jupiter acessado em 04/11/2012.
XAVIER, Kátia Regina. Criatividade e inclusão na formação de professores. L. UFRJ/FE, v. 29, 2005.