Falácias, pós-verdade e ensino-aprendizagem de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.3932Palavras-chave:
pós-verdade, construtivismo social, pós-modernismo, desconstrucionismoResumo
Inicialmente este texto traça um breve panorama da dinâmica e efeitos perniciosos da atual proliferação de fake news e teorias pseudocientíficas baseadas em falácias e outros tipos de estratagemas retóricos que, sistematicamente, vem disseminando ódio e preconceito à minorias e instigando atitudes negacionistas em relação à ciência, à razão e à democracia. Em seguida, discorre sinteticamente sobre a irônica apropriação discursiva de algumas teses relativistas por pseudointelectuais conservadores. Também discute o grau de penetração dessas mesmas teses na área de ensino de ciências e as possíveis implicações educacionais de uma eventual adesão generalizada a tais pressupostos. Por fim, apresenta algumas observações metodológicas direcionadas aos que se dedicam à pesquisas na área de ensino e uma sugestão didática para tentar mitigar alguns problemas de alfabetização científica de estudantes, ocasionados pela insuficiência de práticas de análise crítica de textos acadêmicos ou de divulgação científica nas atividades escolares.Downloads
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