Falácias, pós-verdade e ensino-aprendizagem de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.1.3932

Palavras-chave:

pós-verdade, construtivismo social, pós-modernismo, desconstrucionismo

Resumo

Inicialmente este texto traça um breve panorama da dinâmica e efeitos perniciosos da atual proliferação de fake news e teorias pseudocientí­ficas baseadas em falácias e outros tipos de estratagemas retóricos que, sistematicamente, vem disseminando ódio e preconceito à minorias e instigando atitudes negacionistas em relação à ciência, à razão e à democracia. Em seguida, discorre sinteticamente sobre a irônica apropriação discursiva de algumas teses relativistas por pseudointelectuais conservadores. Também discute o grau de penetração dessas mesmas teses na área de ensino de ciências e as possí­veis implicações educacionais de uma eventual adesão generalizada a tais pressupostos. Por fim, apresenta algumas observações metodológicas direcionadas aos que se dedicam à pesquisas na área de ensino e uma sugestão didática para tentar mitigar alguns problemas de alfabetização cientí­fica de estudantes, ocasionados pela insuficiência de práticas de análise crí­tica de textos acadêmicos ou de divulgação cientí­fica nas atividades escolares.

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Biografia do Autor

Jesus Cardoso Brabo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, 2011 (Espanha), professor associado da Universidade Federal do Pará, docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática da UFPA, Editor da Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. Atua no Instituto de Educação Matemática e Cientí­fica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde ministra disciplinas e orienta pesquisas em programas de formação de professores de ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, metacognição, ensino de quí­mica, representações sociais e iniciação cientí­fica infanto-juvenil

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Publicado

2021-05-05