Panorama do RPG (Role-Playing Game) no Ensino de Física no período de 2015-2019
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.53-64Palavras-chave:
Ensino de Física, Role Playing Game (RPG), Educação lúdicaResumo
Este trabalho tem como objetivo oferecer uma visão ampla acerca dos artigos que abordam o uso dos RPGs (role-playing game) nas aulas de Física, bem como as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi do tipo Estado do Conhecimento (ou Estado da Arte), a fim de se fazer um levantamento do conhecimento produzido sobre o tema através de um mapeamento realizado nas revistas educacionais e científicas brasileiras na área de ensino. Mediados pela busca de três palavras-chave (RPG, role-playing game e jogo de simulação), foram selecionados artigos publicados nas revistas acadêmicas na área de ensino de Ciências e Física, com recorte temporal de 2015-2019. Foram encontrados 9 artigos. Procurou-se averiguar e descrever os conteúdos trabalhados, os fundamentos teóricos de aprendizagem, bem como uma análise do modo como a aprendizagem foi avaliada a partir do uso do RPG utilizado em cada material. Constatou-se que o RPG é como uma possível alternativa de sucesso no ensino de Física, sendo também uma maneira eficaz de se compreender os conteúdos trabalhados nas aulas. A fala dos autores também revela que o uso desse recurso pedagógico poderia melhorar o interesse dos alunos, estimulando a imaginação, criatividade e o trabalho em equipe, além de ser uma proposta diferenciada e atrativa, capaz de levar os discentes a assimilar novos conteúdos e conceitos físicos, dando significado prático aos assuntos teóricos aplicados de forma lúdica.
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