Proposições para uma formação docente no ensino de ciências: o ví­rus zika e a epidemia de Microcefalia

Autores

  • Marinilde Tadeu Karat Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula Simone Busko Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-6300-8603
  • Patricia Montanari Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.3135

Resumo

Quando surgem novas controvérsias cientí­ficas como a relação entre ví­rus zika e microcefalia, que a ciência não tem condições de fornecer respostas em curto prazo, o clima de incertezas acaba favorecendo o medo e a insegurança na população, dando margem ao aparecimento de fake news. Diante do exposto, objetiva-se discutir como as controvérsias cientí­ficas colaboraram para um clima de incerteza dando margem ao surgimento das fake news. Ao final, considerar uma proposta de um roteiro didático como metodologia para o desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada à formação de professores no ensino de ciências. A formação de professores para o ensino médio também deve incorporar tecnologias e novas linguagens. Dependendo da configuração proposta pelo sistema de ensino e do professor em sala de aula, o roteiro didático proposto pode indicar possibilidades para a construção de novos caminhos para o ensino de ciências como o caso da autoria desenvolvida pelos alunos.

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Biografia do Autor

Marinilde Tadeu Karat, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Mestre em Educação Cientí­fica e Tecnológica - Programa de Pós-Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Mí­dias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Seus principais interesses de estudo e pesquisa estão voltados para os audiovisuais no ensino de ciências, Mí­dias e Educação, Ensino de Ciências e Tecnologia, Linguagem e Ensino de Ciências e Tecnologia, Análise de Discurso, Educação CTS.

Paula Simone Busko, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Cientí­fica e Tecnológica (PPGECT-UFSC); Mestre em Educação e Formação - História, Polí­tica e Gestão das Instituições Escolares (UNISANTOS-SP); Especialização em Educação Ambiental e Especialização em Marketing; Participação em Grupos de Pesquisa da UFSC: DICITE (Discursos da Ciência e Tecnologia) e Literaciências (Literatura, Decolonialidade e Ensino de Ciências).

Patricia Montanari Giraldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora em Educaão Cientifica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2019-12-09