Proposições para uma formação docente no ensino de ciências: o vírus zika e a epidemia de Microcefalia
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.3.3135Resumo
Quando surgem novas controvérsias científicas como a relação entre vírus zika e microcefalia, que a ciência não tem condições de fornecer respostas em curto prazo, o clima de incertezas acaba favorecendo o medo e a insegurança na população, dando margem ao aparecimento de fake news. Diante do exposto, objetiva-se discutir como as controvérsias científicas colaboraram para um clima de incerteza dando margem ao surgimento das fake news. Ao final, considerar uma proposta de um roteiro didático como metodologia para o desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada à formação de professores no ensino de ciências. A formação de professores para o ensino médio também deve incorporar tecnologias e novas linguagens. Dependendo da configuração proposta pelo sistema de ensino e do professor em sala de aula, o roteiro didático proposto pode indicar possibilidades para a construção de novos caminhos para o ensino de ciências como o caso da autoria desenvolvida pelos alunos.
Downloads
Referências
ABRASCO. Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 2016a. Nota técnica sobre microcefalia e doenças vetoriais relacionadas ao Aedes aegypti: os perigos das abordagens com larvicidas e nebulizações químicas - fumacê. Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/institucional/nota-tecnica-sobre-microcefalia-e-doencas-vetoriais-relacionadas-ao-aedes-aegypti-os-perigos-das-abordagens-com-larvicidas-e-nebulizacoes-quimicas-fumace/15929/> Acesso em: 24 nov. 2018.
ABRASCO. Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 2016b. Uso de mosquitos transgênicos para combater dengue no Brasil chama atenção de comunidade científica mundial. Disponível em: < https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/ecologia-e-meio-ambiente/uso-de-mosquitos-transgenicos-para-combater-dengue-no-brasil-chama-atencao-de-comunidade-cientifica-mundial/21889/>. Acesso em: 24 de novl. 2018.
BBC BRASIL. Entidade diz ter sido mal interpretada e nega ligação entre microcefalia e larvicida. fev., 2016. Disponível em:
<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160215_zika_larvicida_cc>Acesso em: 04 dez. 2018.
DONALD, B. Stanford researchers find students have trouble judging the credibility of information online. News Center, 2016. Disponível em: < https://ed.stanford.edu/news/stanford-researchers-find-students-have-trouble-judging-credibility-information-online>. Acesso em: 28 jan. 2019.
FARIA, N. R. et al. Establishment and cryptic transmission of zika vírus in Brazil and the Americas. Nature, v. 546, n. 15, 2017. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/nature22401.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
FARIA, N. R. et al. Zika virus in the Americas: early epidemiological and genetic findings. Science Magazine. abr. 2016. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4918795/>. Acesso em 25 nov. 2018.
FIOCRUZ – Fundação Instituto Oswaldo Cruz. Portal de periódicos. Aedes em foco: arboviroses em expansão no Brasil. nov. 2015. Disponível em: < http://www.periodicos.fiocruz.br/pt-br/content/aedes-em-foco-arboviroses-em-expans%C3%A3o-no-brasil>. Acesso em: 20 jan. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALLO, S. L. Autoria: Questão Enunciativa ou Discursiva? Linguagem em (Dis)curso. n. 2. UNISUL, 2001. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/172> Acesso em: 10 de fev. 2019.
GARCIA, M. P. Disseram por aí: deu zika na rede! Boatos e produção de sentidos sobre a epidemia de zika e microcefalia nas redes sociais. 2017. 237 p. Dissertação (Mestrado em Informação Científica e Tecnológica em Saúde). Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/23607/2/marcelo_garcia_icict_mest_2017.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2019.
GRAVINA, M. Educação, uma vacina contra as fake news. Ciência Hoje. n. 345, 2018. Disponível em: < http://cienciahoje.org.br/artigo/educacao-uma-vacina-contra-as-fake-news/>. Acesso em: 28 jul. 2018.
HENRIQUES, C. M. P. A dupla epidemia: febre amarela e desinformação. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. v. 12, n. 1, jan.-mar., 2018. Disponível em: <https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1513>. Acesso em: 10 de fev. 2019.
IFLA. International Federation of Library Associations and Institutions. How to Spot Fake News. Londres: Oxford, 2018. Disponível em: <https://www.ifla.org/publications/node/11174> Acesso em 03 de mar. 2019.
KUNCZIK, M. Conceitos de Jornalismo: norte e sul. Manual de Comunicação. São Paulo: Edusp, 2001.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma cibernética planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
MENDES, E. Seminário: De(s)colonizando Saberes – Interculturalidade Crítica. set. 2018. PPGECT/UFSC-Florianópolis.
NUNES, J.; PIMENTA, D. N. A epidemia de zika e os limites da saúde global. Lua Nova. n. 98, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64452016000200021&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 28 abr. 2019.
ORLANDI, E. P. A contrapelo: incursão teórica na tecnologia - discurso eletrônico, escola, cidade. Revista Rua. UNICAMP, v. 2. Nov. 2010, p. 5-17. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638816/6422> Acesso em 15 de abr. 2019.
____. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.
PAGANOTTI, I. "Fake news são notícias fraudulentas". Revista Radias Comunicação e Saúde. Fiocruz, 01 de jul. 2018. Entrevista. Disponível em:
<http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/?q=node/7821&revista_radis=Mat%C3%A9ria+da+Capa>. Acesso em: 10 de abr. 2019.
PAHO; WHO. Pan American Health Organization; World Health Organization (OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde; OMS. Organização Mundial de Saúde). OMS esclarece boatos sobre vírus zika e microcefalia. 9 ago. 2016. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5198:oms-esclarece-boatos-sobre-virus-zika-e-microcefalia&Itemid=812>. Acesso em: 27 abr. 2019.
PECHEUX, M. Lês vérites de la palice. Paris: Maspero, 1975.
PLANALTO. Presidência da República. Casa Civil. LEI Nº 12.965, 23 de abril de 2014. In: Marco Civil da Internet. Brasil, 2014. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm>. Acesso: em 13 de abr. 2019.
PORTELA, G. Febre amarela: entre fake-news e pós-verdades. ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde . Fiocruz, 2018. Disponível em: <https://www.icict.fiocruz.br/content/febre-amarela-entre-fake-news-e-p%C3%B3s-verdades>. Acesso em: 28 mar. 2019.
SACRAMENTO, I. A saúde numa sociedade de verdades. In: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. v. 12, n. 1, jan.-mar., 2018. Disponível em: < https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/viewFile/1514/2201>. Acesso em 29 abr. 2019.
SENADO FEDERAL. Projeto de Lei do Senado n° 473, de 2017. In: Atividade Legislativa. Texto Inicial. Brasil, 2017. Disponível em: < <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/131758>. Acesso em 21 de mar. 2019.
SILVEIRA, J. C., CASSIANI, S., LINSINGEN, I. V., Escrita e Autoria em texto de Iniciação Científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível? In: Ciência & Educação. v. 24, Bauru, 2018, p. 9-25. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1516-731320180010002>. Acesso em 21 de abr. 2019.
SOUSA, M.S e FRANÇA, T.M.S. Diversidade de ações educativas: formar formando-se. Fortaleza : Encaixe, 2007.
TURCO, C. S.; PAIVA, E. N. Epidemia de zika e olimpíadas: reacendendo as controvérsias com novas e antigas tecnologias. Anais do VII Esocite, 2017, p. 12.
WHO – World Health Organization. [OMS – Organização Mundial de Saúde]. 2016a. Doença do vírus zika. Jul. Disponível em: < http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/>. Acesso em:
de nov. 2018.
WHO – World Health Organization [OMS – Organização Mundial de Saúde]. 2016b. Prevenção da transmissão do vírus zika por via sexual. Set. Disponível em: < http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/204421/WHO_ZIKV_MOC_16.1_por.pdf;jsessionid=92A49703B72CEAE23AFB10FF0E570F24?sequence=5>. Acesso em: 23 jul. 2018.
VALLE, D.; PIMENTA, D. N.; AGUIAR, R. Zika, dengue e Chikungunya: desafios e questões. In: Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 25, n. 2. abr-jun. 2016. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/14655/2/denise_valle_etal_IOC_2016.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2019.