Desafios e potencialidades no planejamento coletivo: a interdisciplinaridade como integração na prática pedagógica e na historicidade do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1060Resumo
A proposta desse estudo visa investigar as potencialidades e desafios de um planejamento coletivo no âmbito do Projeto Novos Talentos, o qual oferta cursos para professores e estudantes da Educação Básica. Uma das atividades desenvolvidas ocorreu por meio de planejamentos no coletivo entre professores e licenciandos das diversas áreas das Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Dessa forma, por meio de um questionário aberto disponibilizado aos sujeitos envolvidos utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que possibilitou a partir dos relatos dos mesmos, encontrarmos dois discursos coletivos: Integração na prática pedagógica e Historicidade do sujeito. Com a análise posterior dos discursos, percebemos que existiu a intencionalidade de um planejamento pautado no diálogo, negociação de pressupostos epistemológicos e metodológicos arraigados nos sujeitos. Sendo assim, ressaltamos que a prática interdisciplinar depende da predisposição de cada sujeito, considerando sua historicidade.
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