Formação e profissionalização de professores: a identidade profissional em questão
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2472Resumo
A tríade conceitual de profissionalidade, profissionalismo e profissionalização são aspectos imprescindíveis a serem pontuados na consolidação da identidade docente. Neste ensaio esses princípios são analisados de forma articulada com a realidade atual, contando com apoio de revisão bibliográfica de escritos dos anos noventa até o momento atual. Constituído numa abordagem qualitativa, buscou-se compreender a identidade profissional dos professores tendo como parâmetros aspectos da realidade educacional contemporânea. Por se tratar de tema extenso, a produção encontra-se organizada de modo que apresenta conceitos da tríade profissionalidade, profissionalismo e profissionalização, aspectos da realidade atual da profissão docente e alternativas de ação para a constituição da identidade profissional dos professores. Esses pontos, apresentados de formainterligada e interdependente, indicam que as dificuldades que são impostas por políticas públicas, formuladas não raro com intuitos de controle e retirada da autonomia do professor, produzem impactos diretos em sua profissionalização. Noutra direção, propostas de reversão de imagem da identidade docente poderão ser construídas a partir da interação dos problemas da educação junto à comunidade escolar, reforçando aspectos de profissionalismo, articulando ações com respaldo externo, possibilitando assim levar a realidade da escola e da educação para além dos seus muros da escola.
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