Os multiletramentos e a contemporaneidade: reflexões para o ensino de humanidades e linguagens
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2253Palavras-chave:
, Multiletramentos, Modernidade Líquida, Ensino, Humanidades, LinguagensResumo
O presente artigo tem o objetivo de destacar os impactos da contemporaneidade no sistema escolar, refletir sobre o papel do professor nesse contexto e discutir as concepções dos multiletramentos a fim de aproximar a realidade da sociedade nos tempos atuais e a da escola, por meio dos multiletramentos, em prol do fazer educacional. A pós-modernidade, chamada por Bauman (2000) de modernidade líquida, caracteriza-se por não apresentar aspectos duradouros que afetam diretamente vários setores da sociedade, tais como trabalho e educação. A rapidez do fluxo das informações e os vários meios de comunicação disponíveis atualmente, mudam o papel da escola, antes detentora do saber. Nesse contexto, a escola enfrenta novos desafios. A pedagogia dos Multiletramentos, proposta por um grupo formado por pesquisadores chamado de The New London Group (1996) propõe um ensino tendo como pilares a multiculturalidade (diversidade linguística e cultural) e a multimodalidade (multiplicidade de mídias e canais de comunicações). Por fim, procuramos refletir acerca de algumas contribuições dos Multiletramentos para o ensino de humanidades e linguagens.
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