A temática das mulheres na cultura histórica escolar através do material didático
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.3.2222Palavras-chave:
História das Mulheres, Ensino de História, Livros Didáticos de HistóriaResumo
Com as modificações ocorridas no campo da historiografia, novos objetos de estudos e novas temáticas adentraram o cenário dos estudos históricos colaborando para uma renovação das fontes de pesquisas, das metodologias e dos disseminadores da cultura histórica como um todo. Assim, uma das modificações ocorridas nesse processo resultou na ascensão da história das mulheres na historiografia, reflexo dessa revisão metodológica que afetou a escrita da História de modo geral, desembocando em uma tendência renovadora gradativamente repercutida na cultura histórica escolar. Partindo desses pressupostos, este artigo apresenta, por meio dos resultados de pesquisas bibliográficas acerca da temática, a ascensão da história das mulheres na historiografia, e, consequentemente, nos documentos que norteiam a educação e o ensino de História consubstanciado nos livros didáticos. Para tanto, foi importante considerar as reivindicações de movimentos sociais, no caso, o feminismo, como fator contribuinte neste processo, assim como as formas pelas quais a temática das mulheres compõe os documentos norteadores da educação e, por fim, os materiais didáticos, dos quais se optou pelas três coleções mais distribuídas para a modalidade Ensino Médio no ano de 2015. Além disso, vale ressaltar que, embora muito se tenha avançado no que se refere à temática das mulheres, enquanto sujeitos do processo histórico, ainda há um longo caminho a ser percorrido quando se trata das formas pelas quais essa temática se encontra no material didático, principal disseminador da cultura histórica escolar.Downloads
Referências
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