Investigações acerca de ações interdisciplinares na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1780Resumo
Este trabalho objetivou pesquisar a interdisciplinaridade na percepção e no cotidiano de professores na área de Ciências da Natureza, em uma escola estadual de Ensino Médio, Uruguaiana/RS, bem como verificar a contribuição de ações interdisciplinares no processo de ensino aprendizagem dos educandos nesta área do conhecimento. A pesquisa caracteriza-se por ser quali-quantitativa, como instrumento de coleta de dados utilizou-se pré e pós questionários com questões fechadas e abertas, e como proposta interdisciplinar foi explorado de maneira conceitual e prática o espectro da luz visível. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os professores não trabalham interdisciplinarmente, mas que almejam essa possibilidade. A proposta interdisciplinar desenvolvida superou a fragmentação de conteúdos, contribuindo favoravelmente na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse nas aulas e oportunizando a discussão e reflexão sobre o meio em que estão inseridos. Conclui-se assim, a importância da formação continuada, que forneça aporte aos professores, discuta a interdisciplinaridade e contribua em novas concepções sobre o tema. Aponta-se também ser essencial a busca de condições para desenvolve-la como perspectiva de articular diferentes disciplinas, instigando os educandos a ampliar suas potencialidades e ultrapassando o refletir fragmentado.
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