Lua: construção e representação interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1281Resumo
O artigo apresenta resultados referentes à pesquisa desenvolvida em um curso de extensão para formação interdisciplinar de professores da rede pública estadual das áreas de Ciência, Física, Geografia e Artes Visuais. O curso foi desenvolvido numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru) e Secretaria de Estado da Educação - Diretoria de Ensino - Região Bauru (SEED-Bauru). O objetivo do curso foi propiciar uma vivência essencialmente interdisciplinar a partir do tema Lua, baseado na relação entre Arte e Ciência, que já existia de forma orgânica desde a publicação do Sidereus nuncius de Galileo Galilei. Um dos focos do curso foi a questão da observação e da representação da Lua. Em relação à Ciência (Física/Astronomia), foram apresentados conteúdos teórico-práticos sobre o tema como: lunação, morfologia e selenografia. Em relação à Arte (Artes Visuais), abordamos questões quanto à representação imagética a partir do desenho e de diferentes técnicas bi e tridimensionais. Inferimos que a observação e a representação imagética têm um caráter interdisciplinar uma vez que é fundamental para as áreas de Ciência e de Arte. Ao discutirmos sobre a imagem, um dos principais referenciais foi Panofsky (2007). Entre os resultados, destacamos a construção interdisciplinar realizada pelos professores nas representações da Lua.Downloads
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