Conhecimento, utilização e aceitação de práticas integrativas e complementares entre estudantes de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10419

Resumo

Resumo: O reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) tem crescido no Brasil, especialmente com sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, sua inclusão nos currículos do ensino superior ainda é limitada. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento, a utilização e a aceitação das PICS entre estudantes de saúde de uma instituição de ensino superior em Curitiba-PR. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa, realizado com 289 estudantes dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Medicina e Psicologia. Os dados foram coletados entre fevereiro e agosto de 2024, por meio de um questionário eletrônico. Os resultados indicam que a acupuntura, yoga e meditação foram as práticas mais conhecidas, enquanto a meditação, a aromaterapia e a yoga foram as mais utilizadas entre os estudantes. Apesar do reconhecimento da importância dessas abordagens, a maioria dos estudantes prefere que as PICS sejam ofertadas como disciplinas optativas, em vez de obrigatórias, além de demonstrarem uma falta de compreensão sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Conclui-se que, embora as PICS sejam vistas como fundamentais para a formação na área da saúde, sua inserção nos currículos acadêmicos ainda é um desafio. O fortalecimento dessas práticas no ensino superior pode contribuir para a capacitação de profissionais mais preparados para atuar de forma integral e alinhada às diretrizes do SUS.

Palavras-chave: Currículo; Ensino; Práticas Integrativas Complementares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Victória Maurer Ravaglio, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Biomedicina pela Faculdades Pequeno Príncipe (2012). Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. Possui experiência na área de Acupuntura. 

 

Cristina Terumy Okamoto, Universidade Positivo

Possui graduação em medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1988), Residência médica em Pediatria no Hospital de Clínicas da UFPR, Especialização em Neonatologia na Universidade Estadual de Osaka-Japão. Doutora em Ciências da Saúde pela PUCPR. Professora titular da graduação do curso de Medicina da Universidade Positivo. Professora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFPR e Doutora em Ciências pela USP. Professora titular das FPP. Orientadora no programa de mestrado Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa das FPP. Coordenadora do projeto de extensão Educar para Prevenir Saúde do Adulto e do Idoso

Downloads

Publicado

2025-08-29