Prática inclusiva: um relato de experiência de professoras da Rede Municipal de Ensino de São Luís

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10387

Resumen

Resumo: O presente texto traz um relato de experiência de quatro professoras da Rede Municipal de Educação de São Luís que destacam o resultado de práticas inclusivas para alunos com deficiências em uma escola frente ao insuficiente apoio do Estado. Este texto aborda as especificidades da aprendizagem de cada um deles e o desempenho escolar em 2024, a fim de realizar um comparativo e definir que fatores impactam o processo educacional inclusivo. Este estudo tem abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória cujo método é um relato de experiência em que as especificações têm como base o roteiro definido por Mussi, Flores e Almeida (2021). Ao fim da apresentação dos relatos e da discussão a respeito deles, percebeu-se que mais do que o diagnóstico médico e existência ou não de tutor em sala de aula, foi o apoio da família o fator com maior relevância para o êxito das práticas pedagógicas inclusivas nos casos apresentados. Contudo o que se defende é que o êxito seria ainda maior e poderia contemplar mais alunos caso as políticas públicas educacionais e inclusivas fossem aplicadas.

Palavras-chaves: inclusão, docência, experiência.

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Biografía del autor/a

Sâmia Cristina Martins Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professora da Rede Municipal de Ensino de São Luís. Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino - polo Universidade Estadual do Maranhão. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão - Mestrado Profissional. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Unopar e especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Marcos. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMA. Graduada em Letras Licenciatura, habilitação Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas literaturas pela UEMA. Integra o hub de inovação "Economia, Trabalho e Comunicação" da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência em produtos audiovisuais.

Rayane Gonçalves Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2018) e mestrado em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2021).

Chirlene Ferreira Vieira, Universidade Federal do Maranhão

Graduação de Licenciatura em Educação Artística/ habilitação em Artes Plástica pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Mestranda no Programa de Pós-graduação Profissional em Arte da UFMA - ProfArtes. Atualmente Docente na Educação Básica da Rede Municipal/ SEMED e lotada na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão /SEDUC. Experiência recente como Orientadora Social- Secretaria de Assistência Social para Crianças e Adolescentes/SEMCAS e como formadora de Orientadores Sociais e Visitadores do Programa Criança Feliz pela Secretaria Municipal da Criança e Adolescentes de São Luís e Secretaria Municipal da Criança e Adolescentes de Cajari.

Márcia Talídia Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Especialização em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Cândido Mendes (2013). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Capacitação, Planejamento e Avaliação (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Geografia, Educação Especial, Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Estudos em Patrimônio Cultural, Cultura e Sociedade, Análise e Construção do Espaço Urbano, Análise do Espaço Geográfico, Relações de gênero e Relações Raciais.

Publicado

2025-08-29