Prática inclusiva: um relato de experiência de professoras da Rede Municipal de Ensino de São Luís
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10387Resumen
Resumo: O presente texto traz um relato de experiência de quatro professoras da Rede Municipal de Educação de São Luís que destacam o resultado de práticas inclusivas para alunos com deficiências em uma escola frente ao insuficiente apoio do Estado. Este texto aborda as especificidades da aprendizagem de cada um deles e o desempenho escolar em 2024, a fim de realizar um comparativo e definir que fatores impactam o processo educacional inclusivo. Este estudo tem abordagem qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória cujo método é um relato de experiência em que as especificações têm como base o roteiro definido por Mussi, Flores e Almeida (2021). Ao fim da apresentação dos relatos e da discussão a respeito deles, percebeu-se que mais do que o diagnóstico médico e existência ou não de tutor em sala de aula, foi o apoio da família o fator com maior relevância para o êxito das práticas pedagógicas inclusivas nos casos apresentados. Contudo o que se defende é que o êxito seria ainda maior e poderia contemplar mais alunos caso as políticas públicas educacionais e inclusivas fossem aplicadas.
Palavras-chaves: inclusão, docência, experiência.