Trilhas metodológicas para a revisão narrativa: orientações pragmáticas para sua elaboração
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10317Resumo
Resumo: A metodologia de pesquisa científica assegura a fidedignidade e o alcance dos objetivos na ciência, destacando-se as revisões de literatura como ferramentas essenciais para a síntese do conhecimento. Em particular, enfatiza-se a importância da estruturação das revisões não sistematizadas, como a revisão narrativa, a fim de garantir seu rigor e qualidade. Desta maneira, esta obra teve o objetivo propor uma organização metodológica para a realização de revisões narrativas. As revisões narrativas são delineamentos descritivos e transversais que sintetizam o conhecimento a partir de fontes secundárias, sem manipulação de variáveis. Diferenciam-se por sua organização subjetiva e seleção arbitrária de materiais, priorizando a relevância teórica em vez da reprodutibilidade. Além de contextualizar a evolução do conhecimento científico, desempenham um papel fundamental na educação continuada ao facilitar a aquisição e atualização de informações de forma econômica. A revisão narrativa permite a articulação holística de ideias sem uma estrutura metodológica rígida, embora a explicitação dos procedimentos adotados seja recomendada. Sua estrutura incorpora a análise de conteúdo, seguindo etapas como planejamento, leitura e análise dos materiais, e síntese dos achados. A seleção dos materiais ocorre de forma não sistematizada, priorizando a relevância para a discussão, independentemente da data ou tipo de estudo. A análise enfatiza a validade externa dos achados e utiliza abordagens interdisciplinares para ampliar os enquadramentos teóricos. O relato final deve articular ideias de maneira reflexiva, destacando a construção lógica das inferências e garantindo a transparência metodológica. Destaca-se a necessidade de superar visões epistemológicas conservadoras, valorizando a diversidade metodológica e as epistemologias do Sul Global. Ressalta-se ainda a revisão narrativa como ferramenta essencial para a disseminação do conhecimento e impacto social.
Palavras-chaves: Revisão de Literatura, métodos, pesquisa.