Desafios e perspectivas na inclusão do estudante com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10260

Resumo

Resumo: Este artigo examina as implicações e dificuldades da inclusão educacional, com enfoque no direito do estudante com Transtrono do Espectro Autista (TEA) a uma educação de qualidade e equitativa. Aborda  a inclusão como princípio essencial que exige das escolas adaptações para assegurar a aprendizagem dos estudantes  com TEA. Tem como objetivo geral compreender  como ocorre o processo de inclusão dos estudantes com TEA no Ensino Fundamental. A metodologia adotada no artigo é de caráter qualitativo, fundamentando-se na análise de artigos, livros e teses que abordam diversas dimensões e perspectivas sobre os desafios da inclusão. Os resultados indicam que, apesar das conquistas em políticas públicas, ainda existem barreiras importantes, como a necessidade de formação continuada de professores e a adaptação das infraestruturas escolares. O estudo conclui que a implementação eficaz da inclusão depende de um comprometimento coletivo que viabilize o acesso,  a permanência e o desenvolvimento pleno dos estudantes com TEA em um ambiente escolar acolhedor e adaptado, sublinhando a importância de políticas consistentes e apoio especializado para promover uma educação inclusiva que valorize a diversidade e respeite os direitos de todos os estudantes.

 Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista. Ensino fundamental. Inclusão.

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Biografia do Autor

Marilaine Ferreira, Centro Universitário FAVENI (UniFAVENI)

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (UniFAVENI) em 2024, com experiência como professora na Educação Infantil. Áreas de interesse e pesquisa incluem Educação Infantil e Educação Especial.

Sandra Canal, PUCRS

Doutoranda em Educação ( PUCRS), Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha Pessoa e Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e colaboradora do Laboratório das Infâncias - PUCRS (LabInf). Possui Graduação em Pedagogia (FUNPAC) e Artes Visuais (UFES). Especialização em Educação Infantil e Educação Especial/Inclusiva. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Inclusiva, atuando principalmente com os seguintes temas: Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista ( TEA), Paralisia Cerebral e Altas Habilidades/Superdotação.

Karla Fernanda Wunder da Silva, PUCRS

Pós-doutoranda em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Educação Especial na área da deficiência intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Pós-Graduação em Psicopedagogia (2005). Especialista em autismo (2020). Pós em Neuropsicopedagogia (2024). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa sobre inclusão de alunos com deficiência intelectual (2007). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com pesquisa na área do Transtorno do Espectro Autista e a Teoria da Subjetividade (2021). Professora aposentada da rede municipal de educação de Porto Alegre. Professora da PUCRS no curso de Psicopedagogia e AEE. Atua também como professora convidada em cursos de especialização e graduação na UniLaSalle e Unisinos. Realiza formação e capacitação de professores à convite de diferentes prefeituras. Coordenadora pedagógica da CoNéctar; Coordenadora Técnica do Centro de Referência Regional TEAcolhe de Osório/RS (CRR5). Vice-presidente do Fórum pela Inclusão Escolar de Porto Alegre. Conselheira no Conselho Estadual de Educação (2024-2028). Áreas de interesse: educação especial, educação inclusiva, transtorno do espectro autista, deficiência intelctual, neuropsicopedagogia, psicopedagogia, formação de professores, formação de professores. 

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Publicado

2025-12-03