Desafios e perspectivas na inclusão do estudante com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10260Resumo
Resumo: Este artigo examina as implicações e dificuldades da inclusão educacional, com enfoque no direito do estudante com Transtrono do Espectro Autista (TEA) a uma educação de qualidade e equitativa. Aborda a inclusão como princípio essencial que exige das escolas adaptações para assegurar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Tem como objetivo geral compreender como ocorre o processo de inclusão dos estudantes com TEA no Ensino Fundamental. A metodologia adotada no artigo é de caráter qualitativo, fundamentando-se na análise de artigos, livros e teses que abordam diversas dimensões e perspectivas sobre os desafios da inclusão. Os resultados indicam que, apesar das conquistas em políticas públicas, ainda existem barreiras importantes, como a necessidade de formação continuada de professores e a adaptação das infraestruturas escolares. O estudo conclui que a implementação eficaz da inclusão depende de um comprometimento coletivo que viabilize o acesso, a permanência e o desenvolvimento pleno dos estudantes com TEA em um ambiente escolar acolhedor e adaptado, sublinhando a importância de políticas consistentes e apoio especializado para promover uma educação inclusiva que valorize a diversidade e respeite os direitos de todos os estudantes.
Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista. Ensino fundamental. Inclusão.