Possibilidades do uso do ciclo da aprendizagem expansiva na área de ensino: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10121Resumo
Resumo: Vivemos em mundo globalizado em que a educação tem sido colocada a prova diariamente, sendo motivo de debate o tipo de ensino que devemos ter para se dá resposta a tantos desafios e como a teoria da aprendizagem expansiva enfoca os processos de aprendizado nos quais o próprio sujeito da aprendizagem é transformado de individuo isolado em coletivos e redes, levando em conta as questões histórico-culturais envolvidas, os estudos baseados nesta teoria vêm sendo bastante promissores e podem ser delineados de diferentes formas, no Brasil tem sido conhecida como Ciclo de aprendizagem expansiva. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo mapear os delineamentos metodológicos que usam o Ciclo de Aprendizagem Expansiva em pesquisas da área de Ensino. Para alcançar esse objetivo realizou-se a busca utilizando as palavras-chaves “Ciclo de aprendizagem expansiva” e “ensino” com seus respectivos homólogos em inglês e espanhol. A revisão não teve recorte temporal pois tinha-se interesse de achar o maior número de publicações deste conteúdo até o mês da pesquisa, março de 2024, assim encontramos um total de 104 resultados utilizando descritores citados. A revisão sistemática da literatura possibilitou a identificação de lacunas quando se trata do uso de ciclo de aprendizagem expansiva na área de ensino. A partir dos resultados das análises encontrados, percebemos que os Laboratórios de Mudança, são uma possibilidade bastante interessante da Aprendizagem Expansiva, pois eles ocupam uma posição intermediária entre ciclos macro de muitos anos e ciclos miniaturas que podem durar umas duas horas. Este tipo de teoria, com suas ferramentas práticas parecem ter um grande potencial para área de ensino.
Palavras-chaves: ciclo da aprendizagem expansiva, ensino, revisão sistemática da literatura.