Possibilidades do uso do ciclo da aprendizagem expansiva na área de ensino: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10121

Resumo

Resumo: Vivemos em mundo globalizado em que a educação tem sido colocada a prova diariamente, sendo motivo de debate o tipo de ensino que devemos ter para se dá resposta a tantos desafios e como a teoria da aprendizagem expansiva enfoca os processos de aprendizado nos quais o próprio sujeito da aprendizagem é transformado de individuo isolado em coletivos e redes, levando em conta as questões histórico-culturais envolvidas, os estudos baseados nesta teoria vêm sendo bastante promissores e podem ser delineados de diferentes formas, no Brasil tem sido conhecida como Ciclo de aprendizagem expansiva. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo mapear os delineamentos metodológicos que usam o Ciclo de Aprendizagem Expansiva em pesquisas da área de Ensino. Para alcançar esse objetivo realizou-se a busca utilizando as palavras-chaves “Ciclo de aprendizagem expansiva” e “ensino” com seus respectivos homólogos em inglês e espanhol. A revisão não teve recorte temporal pois tinha-se interesse de achar o maior número de publicações deste conteúdo até o mês da pesquisa, março de 2024, assim encontramos um total de 104 resultados utilizando descritores citados. A revisão sistemática da literatura possibilitou a identificação de lacunas quando se trata do uso de ciclo de aprendizagem expansiva na área de ensino. A partir dos resultados das análises encontrados, percebemos que os Laboratórios de Mudança, são uma possibilidade bastante interessante da Aprendizagem Expansiva, pois eles ocupam uma posição intermediária entre ciclos macro de muitos anos e ciclos miniaturas que podem durar umas duas horas. Este tipo de teoria, com suas ferramentas práticas parecem ter um grande potencial para área de ensino.

Palavras-chaves: ciclo da aprendizagem expansiva, ensino, revisão sistemática da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Barbosa da Silva Paiva, UFRPE

Doutoranda em Ensino das Ciências no Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui graduação em Química, Especialização Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005), (2008) e (2021) e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ativa - GPEA. Atualmente é Professora de Química no Ensino Médio, na Secretaria de Educação de Pernambuco, desde 2010 e de Ciências no Ensino Fundamental II, na Prefeitura Municipal de Recife, desde 2012.

 

 

Ivoneide Mendes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017 e 2014). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Licenciada em Pedagogia (2009). Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). É Técnica-Administrativa em Educação - Lotada no Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ativa (GPEA). Área de atuação: Formação de Professores, Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Tecnologias na Educação. 

 

Downloads

Publicado

2025-08-29