Sindicalismo docente em discussão: contribuições do pensamento gramsciano: a contribuição gramsciana para o sindicalismo docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10120Resumen
Resumo: O sindicalismo docente tem suas origens na luta pela educação pública, a qual perpassa a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Diante disso, o objetivo do texto é estabelecer uma relação entre o conceito de sindicato docente na visão de Gramsci e sua relação com a luta de classes. A metodologia utilizada está ancorada no materialismo histórico-dialético. Antes mesmo da existência de sindicatos, os professores já se organizavam em associações, criando pautas de combate ao capital. Para Gramsci, a existência de sindicatos era uma dualidade, pois ao mesmo tempo que estas instituições deveriam balizar a disputa contra-hegemônica entre capital e trabalho, elas eram muitas vezes burocráticas e acabavam por se afastar da sua finalidade, que era a transformação social. Apesar desta crítica, Gramsci reconhece os sindicatos como ferramentas que buscam amenizar as desvantagens do capital perante a classe trabalhadora.
Palavras-chaves: sindicalismo docente, Gramsci, capital, trabalho, transformação social.