Sindicalismo docente em discussão: contribuições do pensamento gramsciano: a contribuição gramsciana para o sindicalismo docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10120

Resumen

Resumo: O sindicalismo docente tem suas origens na luta pela educação pública, a qual perpassa a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Diante disso, o objetivo do texto é estabelecer uma relação entre o conceito de sindicato docente na visão de Gramsci e sua relação com a luta de classes. A metodologia utilizada está ancorada no materialismo histórico-dialético. Antes mesmo da existência de sindicatos, os professores já se organizavam em associações, criando pautas de combate ao capital. Para Gramsci, a existência de sindicatos era uma dualidade, pois ao mesmo tempo que estas instituições deveriam balizar a disputa contra-hegemônica entre capital e trabalho, elas eram muitas vezes burocráticas e acabavam por se afastar da sua finalidade, que era a transformação social. Apesar desta crítica, Gramsci reconhece os sindicatos como ferramentas que buscam amenizar as desvantagens do capital perante a classe trabalhadora.

Palavras-chaves: sindicalismo docente, Gramsci, capital, trabalho, transformação social.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviana Patricia Kozlowski Lucyk, UNESPAR

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO (2019); Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Braz (2017); Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Braz (2021) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de União da Vitória (2016). Integrante do grupo de pesquisa: Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil com sede na Unicentro - Guarapuava, PR. Integrante egressa do Grupo de Pesquisa Estado, Polí­tica e Gestão em Educação (UNICENTRO/I) Atualmente professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV) e professora efetiva na rede municipal do municí­pio de Paulo Frontin - Paraná. Trabalhou na área da educação: na função de diretora escolar do CMEI Dona Anice no municí­pio de Paulo Frontin (2017- 2019) e de professora no Curso de Formação de Docentes na Escola de Educação Básica Professor Balduino Cardoso (2020-2021). Atua principalmente nos seguintes temas: Estado, Estágio, Sexualidade e Polí­ticas educacionais com ênfase em financiamento da educação e Valorização docente.

Publicado

2025-08-29