O sono do graduando em medicina: privação e possíveis consequências no processo de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10099

Resumo

Resumo: O estudante de medicina enfrenta um ambiente de constante fadiga e estresse devido à elevada carga horária e às demandas acadêmicas, acentuado por atividades extracurriculares na busca por qualificação. Tais fatores podem desencadear na privação de sono, tendo graves consequências na vida deste, reverberando na crescente notoriedade do debate científico. O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade de sono de discentes do curso de medicina da Uniredentor/Afya – Itaperuna/RJ, ressaltando os reflexos da privação do sono na saúde, na qualidade de vida e, por consequência, no rendimento acadêmico deste público. Foi aplicado um questionário baseado no Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), tendo como destaques os seguintes destaques sociodemográficos: sexo feminino, de 22 a 25 anos, cursando o internato e que reside sozinho. Sobre o sono, 73,3% dos estudantes declaram ser de má qualidade, ressaltando o insuficiente aspecto quantitativo de horas dormidas a cada noite. Sendo estes achados relevantes para a qualidade de vida e para o rendimento acadêmico, a pesquisa destaca a necessidade de medidas que visem melhorar o sono dos estudantes de medicina em estudo, cabendo iniciar pela conscientização deste público sobre a importância de um sono adequado, o que se estende aos demais acadêmicos.

Palavras-chave: Estudantes de medicina; Sono; Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enzo Spala Ataíde Aguiar, UniRedentor AFYA - Itaperuna (RJ)

Graduando em Medicina pela UniRedentor/AFYA - Itaperuna (RJ). Tesoureiro da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UniRedentor/AFYA (LANEURO), Tesoureiro da Atlética Olympians, Diretor do Comitê local do Brain Bee de Itaperuna (RJ). Participante do Programa do de Inicação Científica da UniRedentor Afya - ciclo 2023/2024. Ensino médio realizado no Intistuto Federal do Espiríto Santo - Campus Alegre - no curso Agroindústria.

Diogo de Souza Vargas, Uniredentor / Afya, UNIREDENTOR, Brasil

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é Cirurgião-dentista da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - RJ pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Cirurgião-dentista pela Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - RJ, no regime de plantonista. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, - UENF e Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Professor de Anatomia na Uniredentor/AFYA Itaperuna/RJ nos cursos de Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina. Professor de Neuroanatomia I e Neuroanatomia II na Uniredentor/AFYA Itaperuna/RJ no curso de Medicina. Professor de Neurofisiologia (Bases Biológicas do Comportamento) no curso de Psicologia. Professor do eixo de Sistemas Orgânicos Integrados (SOI) na Uniredentor/AFYA Itaperuna/RJ no curso de Medicina. Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva e em Gestão em Saúde Pública. Foi secretário Municipal de Saúde de Apiacá/ES. De 2012 a 2019 exerceu o cargo de Coordenador Municipal de Saúde Bucal de Apiacá/ES. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), UniRedentor/AFYA, Itaperuna/RJ

Downloads

Publicado

2025-08-29