Pesquisa-formação com supervisores pedagógicos: contribuições à indução de professores iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.10008Resumo
O texto em tela tem como objetivo relatar uma pesquisa-formação desenvolvida com supervisores pedagógicos (SP) de uma rede municipal do Sul de Minas Gerais, cujo intuito foi o de fomentar diálogos e estudos acerca do papel de formadores de professores que os SP possuem em benefício do acolhimento e da indução de professores iniciantes. Ao todo, foram realizados 25 encontros, áudio gravados e transcritos com cerca de 50 SP que permitiram a coleta de dados de forma sistemática. A iniciativa impulsionou mudanças na forma de conceber e pensar a função do SP enquanto formador de professores no contexto da escola, notadamente de professores iniciantes. Chamou a atenção dos participantes para uma nova forma de refletir sobre o seu papel no caminho da valorização dos saberes do grupo, do trabalho coletivo e colaborativo em prol da resolução e superação de situações dilemáticas que emergem no dia a dia da escola, em especial, dos fazeres pedagógicos de professores iniciantes. Assumir a postura de escuta e de apoio, na busca por solução conjunta tornou-se mais real a partir dos diálogos empreendidos ao longo da pesquisa-formação, culminando na elaboração de pautas formativas, mas sobretudo, de uma nova postura junto ao grupo de professores iniciantes e experientes com a proposição de momentos de formação sistemática e organizada com foco na indução e nas questões relativas à qualificação do fazer docente do grupo que coordenam.
Palavras-chaves: Pesquisa-formação, formação de formadores, indução docente.