Pesquisa-formação com supervisores pedagógicos: contribuições à indução de professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.10008

Resumo

O texto em tela tem como objetivo relatar uma pesquisa-formação desenvolvida com supervisores pedagógicos (SP) de uma rede municipal do Sul de Minas Gerais, cujo intuito foi o de fomentar diálogos e estudos acerca do papel de formadores de professores que os SP possuem em benefício do acolhimento e da indução de professores iniciantes. Ao todo, foram realizados 25 encontros, áudio gravados e transcritos com cerca de 50 SP que permitiram a coleta de dados de forma sistemática. A iniciativa impulsionou mudanças na forma de conceber e pensar a função do SP enquanto formador de professores no contexto da escola, notadamente de professores iniciantes. Chamou a atenção dos participantes para uma nova forma de refletir sobre o seu papel no caminho da valorização dos saberes do grupo, do trabalho coletivo e colaborativo em prol da resolução e superação de situações dilemáticas que emergem no dia a dia da escola, em especial, dos fazeres pedagógicos de professores iniciantes. Assumir a postura de escuta e de apoio, na busca por solução conjunta tornou-se mais real a partir dos diálogos empreendidos ao longo da pesquisa-formação, culminando na elaboração de pautas formativas, mas sobretudo, de uma nova postura junto ao grupo de professores iniciantes e experientes com a proposição de momentos de formação sistemática e organizada com foco na indução e nas questões relativas à qualificação do fazer docente do grupo que coordenam.

Palavras-chaves: Pesquisa-formação, formação de formadores, indução docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo - PUC-SP. Professora adjunta da área de Didática e estágios da universidade Federal de Lavras - UFLA/MG. Docente do Programa  de Mestrado Profissional em Educação da  UFLA/MG.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Didática - FORPEDI (CNPq/UFLA); e do Laboratório de Didática e Formação Docente - LabFor/UFLA. É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente - REDEP.

Gláucia Signorelli, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP e Professora Adjunta da área de Didática e Estágio Supervisionado, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus do Pontal. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação docente, Práticas Pedagógicas e Didática - FORPEDI (CNPq/UFLA) e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente - REDEP.

Downloads

Publicado

2024-12-18