Posicionando diretrizes nacionais e internacionais para inserção curricular do Pensamento Computacional
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10000Resumo
Resumo: O foco deste estudo é investigar como a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil deve ser organizada a fim de atender às demandas das orientações curriculares nacionais e internacionais que orientam as práticas pedagógicas referentes à cultura digital, em especial, objetivos, habilidades e competências no tocante ao Pensamento Computacional (PC). A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, usando como documentos referenciais dois currículos brasileiros: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência em Tecnologia e Educação do Centro de Inovação na Educação (CIEB). Também foram analisados os currículos da Austrália, Finlândia e Inglaterra. Os resultados da análise documental indicam que o posicionamento dos currículos brasileiros se destacam por conectar objetivos de aprendizagem com as habilidades e competências das etapas educacionais, desde o Berçário até o Ensino Médio, especialmente no que se refere à Computação e ao Pensamento Computacional. Para tanto, as formações continuadas de professores necessitam ser ressignificadas e com momentos direcionados para os contextos em que esses docentes atuam, possibilitando que construam conhecimentos acerca do PC para apoiar suas práticas pedagógicas de forma a torná-las significativas aos alunos.
Palavras-chaves: formação de professores, Pensamento Computacional, Educação Infantil.