A relação força-movimento em um contexto histórico e sob a análise do PNLD
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1308Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar o conceito de força mecânica presente em seis coleções de livros didáticos de Física do PNLD 2015. Para tanto, fizemos uma revisão histórica sobre o desenvolvimento do conceito de força, de Aristóteles à Newton, passando por Philoponus, Buridan e Descartes. A partir desta revisão, definimos nossas três categorias de análise: Aristotélica, Philoponus-Buridan e Cartesiana-Newtoniana. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Concluímos a partir da análise, que as seis coleções verificadas, apresentam elementos configurativos da categoria Cartesiana-Newtoniana, e que apenas uma delas, definiu primeiramente o conceito de quantidade de movimento para depois introduzir o conceito de força a partir desta, de modo análogo ao que é estabelecido no Principia de Newton. Outra conclusão importante foi que na maioria das coleções, encontramos exemplos que discutem a influência da força de atrito no movimento de um corpo, o que é fundamental para uma boa compreensão das leis newtonianas. E ao final, sugerimos três apontamentos metodológicos que consideramos importantes para o ensino da segunda lei de Newton.
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